Preparação de estoque, descontos e publicidade podem auxiliar o varejo
A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e pelo comércio, está se aproximando. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), no ano passado, as vendas no setor cresceram 6,9% na Black Friday ante a data de 2021. O e-commerce registrou alta de 21,1%, enquanto o faturamento físico subiu 5,4%. Sendo assim, Daniel Gentil, CEO e fundador do Viddy, empresa que potencializa as vendas do varejo pelo Whatsapp, separou algumas dicas para o comércio aproveitar uma das principais datas comerciais do segundo semestre.
“Antes de tudo, é importante o varejista ter em mente que a Black Friday envolve comunicação clara com os colaboradores e muito planejamento. A data só se torna um sucesso se a loja tiver preparado um estoque certeiro”, afirma Gentil.
1- Prepare-se antecipadamente
Comece a criar expectativa entre seus clientes. Informe-os de que haverá ofertas exclusivas pelo WhatsApp durante o período promocional. Crie uma lista de transmissão ou grupo para facilitar a comunicação e garanta que sua equipe esteja treinada para responder às consultas dos clientes de forma eficaz.
2. Ofereça descontos exclusivos
Crie promoções especiais para os clientes que comprarem pelo WhatsApp. Isso pode incluir descontos maiores do que os disponíveis na loja física, pacotes de produtos ou brindes exclusivos. Certifique-se de destacar a exclusividade dessas ofertas para motivar as pessoas a comprarem por meio do canal. “Mas saiba exatamente quanto descontar para não comprometer demais a sua margem”, alerta Gentil.
3. Facilite o processo de compra
Torne a experiência de compra pelo WhatsApp a mais fácil possível. Use mensagens pré-formatadas para responder a perguntas comuns, forneça instruções claras sobre como fazer um pedido e ofereça opções de pagamento convenientes, como pix parcelado ou link de pagamento. “Quanto mais simples for o processo, mais pessoas estarão dispostas a comprar”, destaca o executivo.
4. Utilize imagens e vídeos atrativos
As imagens e vídeos são recursos poderosos para atrair a atenção dos clientes. Mostre produtos em destaque, faça demonstrações em vídeo de itens populares e use fotos de alta qualidade para mostrar detalhes. Lembre-se de manter um equilíbrio para não sobrecarregar os clientes com informações visuais.
5. Mantenha a interação e o suporte
Esteja disponível para responder a perguntas e fornecer suporte em tempo real. Certifique-se de que sua equipe esteja online e pronta para ajudar os clientes, seja esclarecendo dúvidas sobre produtos, auxiliando com o processo de compra ou resolvendo problemas. “Um bom atendimento ao cliente pode fazer a diferença e fidelizar os consumidores para além da Black Friday”, comenta.
“Lembre-se de que a Black Friday é uma oportunidade importante para impulsionar as vendas, e o uso eficaz do WhatsApp no varejo pode ser uma estratégia valiosa para alcançar mais clientes e aumentar as vendas durante essa temporada de descontos. Cliente feliz é cliente que retorna para seu negócio”, conclui Gentil.