Confira artigo de Felipe Leonard, presidente e CEO da S.I.N. Implant System
A necessidade de construir equipes de alto desempenho nunca foi tão imperativa no ambiente dinâmico e em constante mudança que vivemos na atualidade.
Fato é que construir um time de alta performance vai muito além do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas com as habilidades certas. Isso significa que o que você vê no papel para cada colaborador não se traduzirá perfeitamente em sua capacidade de contribuir com eficiência.
Aqui convém citar o exemplo de uma famosa equipe de alto desempenho: a seleção olímpica de Basquete Masculino de 1992 dos Estados Unidos, também conhecida como Dream Team. Ela era composta por lendas do basquete, como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird – todos jogadores incríveis individualmente. Mas será que apenas isso é suficiente para formar uma formação imbatível? O primeiro jogo do Dream Team foi contra um pequeno time universitário. Indo contra todas as apostas, as superestrelas foram destruídas. O placar foi tão embaraçoso que o técnico retirou o placar antes que a mídia aparecesse. Como isso aconteceu com um grupo de pessoas tão talentosas? O emblemático exemplo mostra como o talento, a experiencia ou o conhecimento técnico, por si só, não garantem o resultado. Acima de tudo, é importante criar as condições para que os membros do time possam e queiram dar o seu melhor.
Antes de tudo, vale uma reflexão: Como é o seu time hoje? Os membros de sua equipe colaboram de maneira construtiva e positiva? Até que nível confiam uns nos outros? Eles podem maximizar seu potencial criativo e de inovação? O que você pode fazer para melhorar o engajamento, a iniciativa e o aproveitamento das oportunidades de aprendizado?
Certos atributos exclusivos separam uma equipe de alto desempenho de todas as outras. Sem o planejamento adequado e a implantação dos recursos necessários, não há como conquistar o “time dos sonhos”. Veja, a seguir, alguns passos para ajudar nesse processo: