Europ Assistance Brasil

60% dos brasileiros planejam procurar empregos em 2025 em meio a desafios no mercado de trabalho, segundo o LinkedIn

Foto: Linkedin Sales / Unsplash
Foto: Linkedin Sales / Unsplash

Candidatos estão enfrentando dificuldades para encontrar oportunidades e recrutadores lidam com um aumento de candidaturas não qualificadas

Segundo uma nova pesquisa do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, 3 em cada 5 profissionais brasileiros planejam buscar um novo emprego em 2025. No entanto, o estudo também revelou que mais da metade dos(as) entrevistados(as) considera que a busca por oportunidades ficou mais difícil no último ano, com 40% afirmando que os requisitos anunciados pelas empresas costumam ser irreais para as vagas oferecidas. Ao mesmo tempo, 72% dos(as) profissionais de RH percebem que o mercado está se tornando cada vez mais desafiador, destacando a necessidade de novas abordagens tanto para candidatos quanto para organizações neste ano.

Em 2025, a busca por novas oportunidades varia consideravelmente entre as gerações. Segundo a pesquisa, a Geração Z lidera as intenções de procurar um novo emprego, com 68% planejando iniciar essa jornada. Os Millennials seguem de perto, com 65% também considerando a mudança, enquanto 51% da Geração X e 41% dos Boomers têm a mesma intenção.

Apesar da motivação para buscar novas oportunidades de trabalho entre todas as faixas etárias, 62% dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) acreditam que os(as) profissionais de RH, em geral, não fornecem respostas sobre o processo seletivo. Como resultado, 42% adotam a estratégia de se inscrever em um maior número de vagas, tratando suas candidaturas como um “jogo de probabilidade”. Esse comportamento aumenta os desafios para os(as) contratantes: 35% dos(as) profissionais de RH gastam entre 3 e 5 horas por dia analisando candidaturas, enquanto 81% afirmam que menos da metade das aplicações recebidas atende aos critérios das vagas.

Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África, este cenário resulta em frustração para ambos os lados. “Enquanto os candidatos estão enfrentando dificuldades para encontrar oportunidades, os recrutadores precisam lidar com um aumento de candidaturas que não são qualificadas. Precisamos ajudar as pessoas a serem mais estratégicas em como contratam e são contratadas. Inclusive, na forma que anunciamos uma vaga, já que de 36% dos(as) profissionais relatam dificuldade até na hora de avaliar se uma oportunidade é compatível com suas qualificações – número que sobe para 42% entre a Geração Z”.

A pesquisa revelou, porém, que 17% dos(as) candidatos(as) não avaliam de forma alguma se suas habilidades são compatíveis com a vaga, enquanto 26% dedicam menos de 10 minutos a essa análise. Esse comportamento pode estar relacionado à percepção de 85% dos respondentes de que uma boa indicação tem mais peso do que qualificações ou habilidades. 

“Os candidatos precisam descobrir novas formas para se destacar e adaptar suas abordagens para serem mais claros e objetivos, enquanto os recrutadores devem melhorar a comunicação durante os processos seletivos para reduzir incertezas e engajar talentos de forma mais eficiente. Além disso, os dados mostram a importância de cultivar boas relações profissionais, que podem abrir portas”, reforça Beck.

Dicas e ferramentas úteis para candidatos em 2025

Enquanto profissionais buscam superar os desafios da busca por emprego em 2025, o LinkedIn oferece dicas para ajudá-los(as) a se destacar na busca pelo emprego certo:

  • Ressaltar suas habilidades comportamentais é tão importante quanto mostrar capacidades técnicas. Como referência, as habilidades mais buscadas no Brasil em 2024 foram comunicação, habilidades analíticas e trabalho em equipe.
  • O curso Conseguindo um emprego como candidato focado em habilidades está disponível gratuitamente no LinkedIn Learning até 31 de março de 2025 e conta com legendas em português.
  • É possível otimizar o perfil do LinkedIn com ferramentas de Inteligência Artificial, o que ajuda na atualização de informações.
  • É importante priorizar vagas com informações verificadas para valorizar oportunidades autênticas. Mais informações sobre como reconhecer e denunciar golpes no LinkedIn estão disponíveis aqui.
  • O LinkedIn disponibiliza o relatório Empregos em Alta, com insights sobre as profissões de maior crescimento nos últimos três anos. No Brasil, por exemplo, Diretor de receita, Engenheiro de segurança de processo, neuropsicólogo e Assistente de eventos são os quatro cargos de maior crescimento.

Metodologia

Pesquisa com Consumidores e Profissionais de RH Globais: Esta pesquisa foi conduzida pela Censuswide entre 27 de novembro e 16 de dezembro de 2024, com 22.010 respondentes consumidores, e entre 28 de novembro e 18 de dezembro de 2024, com 8.035 profissionais de RH globais. Os mercados incluíram Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Índia, Espanha, Brasil, Irlanda, Países Baixos, Singapura, Japão, Suécia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Indonésia e Itália. A Censuswide segue e emprega membros da Market Research Society, com base nos princípios da ESOMAR. A Censuswide é membro do British Polling Council.

Work Change: Para cada ocupação na taxonomia de ocupações do LinkedIn, calculamos o número de grupos distintos de habilidades adicionados por pelo menos 1% dos(as) usuários(as) globalmente, entre aqueles(as) que adicionaram uma habilidade em um determinado trimestre, de 2018Q1 a 2024Q3. Ao comparar a amplitude das habilidades anualmente, convertemos esses valores trimestrais em médias anuais. Em seguida, agregamos por ocupação, tomando uma média ponderada pelos usuários(as) e excluindo qualquer ocupação que tenha tido menos de 100 usuários(as) adicionando habilidades em 2018 (em média). O aumento na amplitude das habilidades entre 2018 e 2024 é considerado como a variação percentual nessas médias anuais, ponderadas pelos(as) usuários(as). O ritmo de adição de novas habilidades é calculado como a taxa de crescimento anual composta (CAGR) acumulada entre 2018 e 2022 e, em seguida, entre 2022 e 2024. O aumento no ritmo de adição de novas habilidades é a variação percentual da CAGR de 2018 a 2022 em comparação com a CAGR de 2022 a 2024.

Total
0
Shares
Anterior
Red Hat lança o Red Hat Connectivity Link para otimizar a gestão de Kubernetes
Oscar das fintechs: Banco Útil é reconhecido com dois prêmios da Fincatch / Foto: Freepik

Red Hat lança o Red Hat Connectivity Link para otimizar a gestão de Kubernetes

Solução unificada simplifica e aprimora funções de conectividade, gestão e

Próximo
A relevância das decisões recentes no direito previdenciário brasileiro
Rafael Gabarra, advogado especialista em direito previdenciário / Foto: Divulgação

A relevância das decisões recentes no direito previdenciário brasileiro

Confira artigo de Rafael Gabarra, advogado especializado em previdência social

Veja também