Quinzena do Seguro

8 de fevereiro: Dia Internacional da Internet Segura

Desde o ano de 2004, o dia 8 de fevereiro é celebrado como o Dia Internacional da Internet Segura. A data foi criada com o objetivo de mobilizar instituições e usuários, principalmente jovens e crianças, a estimular o uso livre e seguro dos computadores e dos celulares.

O avanço da internet trouxe diversos benefícios para o dia a dia, que vão desde manter contato com amigos e familiares que moram distante, até acessar contas bancárias. Mas esse avanço também permitiu que pessoas mal intencionadas tivessem acesso de forma rápida e fácil a informações pessoais dos usuários.

Neia Lourenço, de 51 anos, é esteticista e moradora de Brasília. Em 2022, ela caiu em um golpe ao acessar um anúncio no Instagram com promoções em um hotel que ela tinha interesse em conhecer. Ao ligar para o hotel para confirmar a reserva, Neia foi informada de que não havia promoção.

“Falaram que não havia promoção e que eu não era a primeira a ligar para falar sobre esse golpe. Liguei para o meu banco e disse que entrei no golpe de Pix, mas a gerente me falou que neste caso para resolver, seria só se eles me devolvessem. Entrei no meu no meu aplicativo do banco, fiz de tudo para tentar reverter e não consegui”, alega a esteticista.

Fez um Pix errado? Saiba como recuperar o dinheiro

Cristian Souza, consultor de Cyber Security na DARYUS Consultoria, instrui que para manter a segurança ao acessar sites ou até mesmo pagar boletos, é preciso ter atenção aos links do site, além de verificar o CNPJ da empresa para saber se é confiável.

"Sempre verifique se o site faz uso de um protocolo seguro para trafegar as informações. Isso pode ser verificado pela presença daquele famoso cadeado verde no seu navegador, isso indica que o site trafega os dados de forma criptografada.”

Como melhorar a segurança dos seus dados na internet

O especialista lista alguns hábitos que podem ajudar a combater o vazamento de informações pessoais:

  • Desconfie de pedidos de transferências urgentes, mesmo que seja feito por um parente ou conhecido;Não compartilhe senhas com terceiros;
  • Nunca utilize informações pessoais para gerar senhas, como data de nascimento ou número de telefone;
  • Procure fazer uma senha com mais de 8 caracteres, utilizando números, letras minúsculas e maiúsculas e caracteres especiais;
  • Tenha senhas diferentes para cada acesso.

Confira dicas para comprar online, mesmo após a Black Friday

Saiba como evitar os cibercrimes frequentes

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Prev
Dia da Internet Segura: 3 cuidados para evitar golpes na compra online
Dia da Internet Segura: 3 cuidados para evitar golpes na compra online / Foto: Pixabay

Dia da Internet Segura: 3 cuidados para evitar golpes na compra online

Usuários precisam ficar atentos a táticas criminosas e também podem verificar

Next
Programa Empreenda Afro oferece microcrédito de até R$ 21 mil para empreendedores negros

Programa Empreenda Afro oferece microcrédito de até R$ 21 mil para empreendedores negros

O projeto Empreenda Afro, realizado pela Agência de Desenvolvimento de São

Veja também