Bradesco Seguros

ACSP: Consumidores se preparam para o Dia das Mães enfrentando altos impostos

Dia das Mães tem expectativa de superar o volume de vendas de 2022 / Foto: Freestocks / Unsplash Images
Foto: Freestocks / Unsplash Images

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio, porém, os altos impostos sobre os presentes estabelecem um desafio significativo para os consumidores

Faltando 30 dias para os Dias das Mães os consumidores já estão à procura de alternativas para presentear. Segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os consumidores que saírem para comprar os presentes ou lembranças vão pagar em média 36% em impostos no preço final do produto.

No caso de perfumes importados, por exemplo, 78,99% são tributos. Os nacionais, um pouco menos, 69,13%.  Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos as três esferas federal, estadual e municipal.

O economista da ACSP, Marcel Solimeo, lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear suas mães. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que diminui o poder de compra dos consumidores”.

A lista de produtos que, normalmente, é mais procurada na data revela ainda que celular, bijuteria, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 39,80%, 43,36%, 44,73% e 59,73% respectivamente. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Confira abaixo outros produtos:

Divulgação
Divulgação

Para saber mais sobre a taxação desses e outros produtos, acesse o site do Impostômetro.

Total
0
Shares
Anterior
AgroEvolution: evento inédito debaterá futuro do crédito no agronegócio brasileiro
Congresso Andav analisará os efeitos do Pacto Verde Europeu no agro brasileiro / Foto: Raw Pixel / Freepik

AgroEvolution: evento inédito debaterá futuro do crédito no agronegócio brasileiro

Presidente da Embrapa, head de agro da Serasa Experian e jornalista José Luiz

Próximo
Unicred lança Módulo de ESG em programa de educação financeira
BNP Paribas Cardif anuncia Fernanda Campos como nova Diretora Executiva de Recursos Humanos e ESG no Brasil / Foto: Marek Levak / Pexels

Unicred lança Módulo de ESG em programa de educação financeira

Plataforma educacional gratuita Unicred

Veja também