Agenda ESG aquece mercado de carregadores de veículos elétricos no Brasil, diz ABB

Wilson Morais, Diretor de Produtos e Soluções da divisão ELEM da ABB Brasil / Foto: Divulgação
Wilson Morais, Diretor de Produtos e Soluções da divisão ELEM da ABB Brasil / Foto: Divulgação

Líder global em infraestrutura para veículos elétricos prevê nova expansão de vendas no país

O alinhamento das empresas à agenda ESG está contribuindo para a expansão da eletromobilidade no Brasil. Segundo Wilson Morais, Diretor de Produtos e Soluções da divisão ELEM da ABB Brasil, a expectativa é que a adoção de frotas de veículos eletrificados, com o objetivo de atingir as metas de redução de CO2, ajude a dar impulso à expansão da infraestrutura de carregamento, um dos desafios para um crescimento mais expressivo dos carros elétricos no país.

“O ano de 2022 foi muito positivo para a ABB e em especial para a divisão de eletromobilidade, que cresce ano a ano, impulsionada pelo aumento das frotas de veículos elétricos. As perspectivas de crescimento são grandes para 2023. O setor está muito aquecido e o tema ESG é prioridade entre as empresas com políticas firmes de meio ambiente, uma vez que a adoção de frotas de veículos eletrificados ajuda a atingir as metas de redução de CO2”, afirma Morais.

Segundo o diretor, empresas de diversas atividades estão ajudando neste crescimento. Entre elas estão as que mantêm frotas last mile – com caminhões, furgões e vans elétricas de entrega –, que possuem vantagens como não participar do rodízio em São Paulo otimizando a quantidade de veículos. “O transporte urbano também vem ano após ano substituindo os ônibus por modelos menos poluentes e com fontes de energia renováveis, como o ônibus elétrico por exemplo”, acrescenta o executivo.

A ABB, referência global em infraestrutura para veículos elétricos, superou no início deste ano a marca de vendas de 1 milhão de carregadores para VEs no mundo. No Brasil, a multinacional suíço-sueca já comercializou mais de dois mil carregadores Terra AC e possui mais de 200 soluções DC de carga rápida e ultrarrápida instaladas em diversas aplicações, sendo a pioneira na implantação da infraestrutura em rodovia multiprotocolos, em concessionárias de veículos, em frotas de caminhões e vans elétricas, redes de shopping centers entre outros. Hoje, todo o portfólio global da empresa está disponível no Brasil.

Formula E e eletromobilidade em São Paulo

Morais destaca ainda a importância de o poder público cumprir seu papel e apoiar todas as iniciativas que melhorem a qualidade de vida do cidadão, com a redução das emissões de CO2. O executivo cita como exemplo as ações realizadas na cidade de São Paulo, durante a primeira corrida no Brasil de Fórmula E, que foi acompanhada por mais de 35 mil pessoas no primeiro semestre.

“A realização da corrida foi mais uma iniciativa que mostra o compromisso com um futuro mais sustentável da capital paulista, que também vem tomando várias medidas de estímulo à mobilidade elétrica. A nova lei da prefeitura de São Paulo que estimula a inclusão de novas tecnologias mais sustentáveis assim como a lei que prevê pontos de recarga destinados a veículos elétricos e híbridos plug in nos novos empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais vão impulsionar a eletromobilidade e ajudar outras cidades a seguirem no mesmo caminho”, afirma Morais.

O mercado brasileiro de eletrificados começou 2023 em um ritmo aquecido. As vendas de veículos leves eletrificados em fevereiro atingiram 4.294 unidades, um crescimento de 25% em relação ao mesmo mês de 2022 (3.435). Assim como aconteceu com janeiro, foi o melhor fevereiro da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No primeiro bimestre do ano, foram 8.797 unidades, um aumento de 47% sobre o mesmo período de 2022 (5.993).

ABB é referência em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Combo de Inovação & Legal Ops é tendência em serviços jurídicos
Combo de Inovação & Legal Ops é tendência em serviços jurídicos / Foto: Freepik

Combo de Inovação & Legal Ops é tendência em serviços jurídicos

Escritório com sede em Alphaville (Barueri, SP) possui Unidade de Negócio que

Próximo
Detran-SP e Polícia Civil autuam e lacram desmanche clandestino em Santo André
Detran-SP e Polícia Civil autuam e lacram desmanche clandestino em Santo André / Foto: Divulgação

Detran-SP e Polícia Civil autuam e lacram desmanche clandestino em Santo André

Estabelecimento comercializava produtos sem nota fiscal e sem cadastro;

Veja também