Totalmente digitalizada, a Albatroz MGA tira toda a carga operacional do cliente e do corretor
No mês de novembro, o portal Universo do Seguro acompanhou o EXPO CIST. O evento, promovido pelo Clube Internacional de Seguro de Transportes (CIST) reuniu as principais lideranças e especialistas na cadeia de Seguro de Transportes e Logística do Brasil.
Quem também marcou presença neste encontro foi a Albatroz MGA, representada pelo CEO, Salvatore Lombardi. O executivo explicou que a companhia é uma agência de subscrição de riscos que representa a ESSOR Seguradora. “Somos responsáveis pelo comercial, operacional, sinistros, além de integrar a área de Transportes da ESSOR e temos alguns diferenciais, como a digitalização do ramo de Seguro de Transportes. Até então, podia ser muito burocrático e difícil para atuar neste ramo, pois tinha uma subscrição burocrática e de complexa administração. Resolvemos isso com a digitalização, para aí podermos analisar questões como a diversificação de modais, além da questão da infraestrutura no Brasil”, compartilhou o especialista.
Para Lombardi, as empresas que atuam no segmento de logística têm centralizado os modais para conter os custos operacionais neste momento em que vivemos. “Além disso, temos alguns agravantes – como a questão da segurança. Identificamos muitos roubos de cargas e também a existência de estradas muito ruins, o que eleva o número de acidentes”, comentou o CEO da Albatroz MGA.
Digitalização torna soluções para problemas mais ágeis
De acordo com Salvatore Lombardi, “quando você digitaliza um produto, você tem uma equipe de subscritores focada, e os problemas passam a fazer parte do dia-a-dia de uma forma muito mais clara”. “A gente deixa de perder tempo com o operacional e deixa de olhar para o cliente e dizer: ‘olha, estou aqui perdido em papéis’. A equipe dedica seu tempo para compreender a operação do cliente, analisa se a rota é a melhor para ele ou, também, como a gente minimiza o problema dessa rota através de ideias inteligentes. A especialização traz isso”, complementou.
Entretanto, para obter sucesso neste tipo de procedimento, é preciso ouvir o cliente. “Assim, é possível desenhar uma solução para que ele possa reduzir seus custos e garantir uma operação mais saudável”, acrescentou. “O Seguro de Carga é um dos seguros onde temos a oportunidade de falar todos os dias com o cliente, caso a gente queira. No Seguro de Automóvel, você fala uma vez, vai embora e volta só no ano que vem para fazer a renovação. Quando falamos sobre o Seguro de Carga, a logística é dinâmica. Então, você precisa personalizar as apólices”, revelou.
Uma seguradora totalmente digital
Totalmente digitalizada, a Albatroz MGA tira toda a carga operacional do cliente e do corretor. “Deste modo, esses profissionais podem focar no negócio desses clientes, efetivamente”, comentou. “Digitalizamos a totalidade dos processos e serviços deste ramo, com o intuito de ampliar as vendas desses corretores, por isso estamos na vanguarda e sendo reconhecidos por isso. O feedback dos corretores em relação a essa digitalização é excepcional – com mais de 70% de redução no custo operacional desses corretores – para que ele possa focar no cliente, efetivamente, que está no centro de tudo que a gente faz”, finalizou.