Grupo Bradesco Seguros

Alerta laranja: Inmet prevê tempestades e chuvas intensas no Sul, Sudeste e Norte do país entre domingo e segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou neste domingo (29) alertas de perigo para a ocorrência de tempestades em áreas das regiões Sul e Sudeste e de chuvas intensas em áreas da região Norte do país. Os dois avisos valem até às 10h de segunda-feira (30).

Segundo o Inmet, deve chover entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros no acumulado do dia, com ventos que podem chegar aos 100 quilômetros por hora e queda de granizo entre o norte paranaense, passando por quase todo o estado de São Paulo, até o sul e sudoeste de Minas Gerais, além do leste, sudoeste e centro norte do Mato Grosso do Sul, região metropolitana e sul do Rio de Janeiro.

Já para o norte do país são esperadas chuvas intensas neste domingo, madrugada e manhã de segunda-feira. Os ventos intensos podem variar entre 60 e 100 km/h. As possíveis áreas afetadas são o Vale do Acre, o leste de Rondônia, o centro, o sul, o sudoeste e o norte amazonense, o norte e o sudoeste mato-grossense, além de Madeira-Guaporé, Vale do Juruá e o sudoeste do Pará.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, diz que as causas por trás das condições de tempo para o domingo são normais para essa época do ano. "Em termos de condições meteorológicas, além do calor e umidade que favorecem esse tipo de padrão, que é característico do verão, a gente tem um sistema de baixa pressão próximo ao Paraguai, que influencia o centro-sul do país, e cavados, que são áreas alongadas de baixa pressão que favorecem uma rápida instabilidade e fornece esse comportamento da atmosfera", explica.

Cuidados

Moradores e autoridades locais devem ficar atentos aos riscos de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, ninguém se abrigue debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Também é preciso evitar estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, completa o órgão.

Em caso de dúvidas, Andrea Ramos pede que as pessoas entrem em contato com a defesa civil ou o Corpo de Bombeiros. "É sempre bom estar atento a essas informações, ligar para a Defesa Civil no número 199 ou mesmo o Corpo de Bombeiros, no 193, que está preparado, vai passar as orientações adequadas, caso qualquer usuário esteja numa zona de perigo ou área que possa proporcionar um incômodo ao redor dele".

A lista com os municípios que estão classificados para o alerta laranja no Sul e Sudeste está aqui. Já para ver as cidades impactadas no Norte do país, acesse.

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: Brasil teve mais de 17 mil casos da doença em 2022

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: Brasil teve mais de 17 mil casos da doença em 2022

O Ministério da Saúde vai distribuir a partir de fevereiro 150 mil testes

Próximo
O TEMPO E A TEMPERATURA: Pode chover e trovejar em todo o Norte nesta segunda-feira (30)

O TEMPO E A TEMPERATURA: Pode chover e trovejar em todo o Norte nesta segunda-feira (30)

Céu encoberto por nuvens com chance de chuva e possíveis trovoadas em todo o

Veja também