Ação FIA Girls on Track visa promover a igualdade de gênero, apoiando e capacitando meninas de 12 a 18 anos
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Paulo recebeu a Fórmula E E-Prix, única corrida com carros monopostos exclusivamente elétricos. No Brasil, a temporada 2024 do evento foi realizada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), no último dia 16 de março, no Sambódromo do Anhembi, e teve a Allianz, uma das maiores seguradoras de Automóveis do mundo, como seguradora parceira oficial.
Em 15 de março, dia que antecedue a realização a corrida no Brasil, a Fórmula E recebeu 120 meninas entre 12 e 18 anos – sendo 10 delas atendidas pela ABA (Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz) – para o Girls on Track, ação promovida mundialmente pela FIA que visa promover a igualdade de gênero, apoiando e capacitando jovens mulheres por meio de trilhas de conhecimento. Os workshops foram realizados pelos parceiros da Fórmula E, entre eles a Allianz, e baseados nos pilares corrida, educação e carreira.
Duas colaboradoras da Allianz Seguros fizeram uma apresentação sobre educação financeira e levarão ao evento o Allianz Ready Coach, programa global da Allianz com o intuito de facilitar o acesso das mulheres ao conhecimento financeiro necessário para se chegar aonde desejam. Na ocasião, foram abordados estudos de caso de forma lúdica, prática e dinâmica. Posteriormente, um material digital foi disponibilizado às participantes para que os conhecimentos adquiridos sejam compartilhados com outras pessoas.
“A confiança financeira é um fator importante e relevante para as mulheres”, pontua Maria Clara Ramos, diretora executiva de Transformação, Estratégia e Marketing da Allianz Seguros, destacando que a companhia se orgulha em participar de ações como o FIA Girls on Track. “É muito gratificante poder contribuir para o empoderamento das mulheres e apoiá-las a chegarem aos seus objetivos pessoais e profissionais, assim como acontece no universo do automobilismo. Acreditamos que as organizações que mantém uma relação estreita com o esporte, a exemplo da Allianz, têm o poder de transformar essas meninas e fazer com que se tornem grandes líderes no futuro”, diz a executiva.
Allianz no esporte
O Grupo Allianz possui um longo histórico no esporte, a exemplo da parceria com os Movimentos Olímpico e Paralímpico, que teve início em 2021 e vai se estender até 2028. No Brasil, a Allianz Seguros patrocina os nadadores e medalhistas olímpicos Ana Marcela e Bruno Fratus, além de Jessica Messali, paratleta campeã mundial no paratriatlo. O Grupo Allianz detém, ainda, naming rights de sete arenas ao redor do mundo: Allianz Arena (Alemanha), Allianz Stadium (Austrália), Allianz Field (Estados Unidos), Allianz Riviera (França), Allianz Parque (Brasil), Allianz Stadion (Áustria) e Allianz Stadium (Itália). A empresa também acumula experiências com o patrocínio global à Extreme E.