Ambipar tem resultado recorde com crescimento de margem em todas as unidades de negócio

Ambipar tem resultado recorde com crescimento de margem em todas as unidades de negócio/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Retomada de mercado no setor de gestão de resíduos e aumento de receita na Ambipar Response puxaram crescimento de 67% no EBITDA e 41% na receita líquida da companhia

Ambipar (B3: AMBP3) apresentou resultados financeiros recordes no segundo trimestre de 2023 (2T23). Receita líquida e margem EBITDA chegaram aos melhores valores desde o ano passado, com crescimento trimestral em todas as unidades de negócios. A receita líquida da Ambipar Group no segundo trimestre de 2023 foi de R$ 1,14 bilhão, com aumento de 41% comparado ao mesmo período de 2022, resultado também considerado recorde desde o ano passado.

O EBITDA saltou de R$ 220,8 milhões no segundo trimestre do ano passado para R$ 369,8 milhões no mesmo período de 2023, representando um crescimento superior a 67%. Em relação ao resultado do trimestre imediatamente anterior a este, o aumento foi de 27,2%.

Segundo Thiago Costa, CFO da Ambipar Group, os resultados positivos podem ser explicados, parcialmente, por conta da leve retomada da demanda de gestão e valorização de resíduos da unidade de negócios Ambipar Environment e crescimento de receita da unidade Ambipar Response, com melhora operacional e foco em geração de caixa.

“No primeiro trimestre do ano, especialmente no período pós-eleitoral, o mercado apresentou cautela e desaceleração devido à aversão ao risco de investimento e incertezas fiscais. No segundo trimestre, observa-se uma leve retomada já prevista, com um setor mais ativo em continuar seu ciclo de investimentos e uma demanda crescente de nossos clientes, especialmente do setor industrial”, afirma o CFO da companhia.

Na divisão Ambipar Environment, a partir do primeiro trimestre deste ano, diante do cenário macroeconômico desafiador, a Ambipar Group passou por um momento de maior cautela nos investimentos inorgânicos, reduzindo a velocidade das aquisições, que foram uma marca importante de sua atuação desde o IPO em 2020.

Com a provável retomada de investimentos do setor industrial e o posicionamento da Ambipar em soluções que descarbonizam e fomentam a economia circular, a indústria cada vez mais demanda serviços realizados pela Ambipar, que tem buscado consolidar a sua posição de referência em serviços ambientais.

Já no segmento da Ambipar Response, as equipes do Brasil e Canadá se destacaram, entregando ótimos resultados nas áreas de Industrial Response e Emergency Response, com crescimento de margem e receita a partir da ampla plataforma de serviços industriais e de atendimento emergencial com produtos perigosos.

Diante do cenário econômico mais positivo e do forte resultado operacional, a Ambipar apresentou redução da alavancagem em 0,5 vezes frente ao primeiro trimestre de 2023, com disponibilidade de R$ 3,2 bilhões. Além disso, o cenário mais positivo de investimentos do setor em serviços industriais, de proteção ambiental, gestão e valorização de resíduos, descarbonização e atendimento emergencial trouxe um melhor cenário, com expectativa positiva para os próximos trimestres.

“Nos últimos três anos, construímos uma posição única alocando capital de maneira ágil. Estamos gerenciando a alavancagem desta estratégia ao longo de 2023. Mantemos uma gestão financeira com maior margem de segurança, com um planejamento cuidadoso do perfil de endividamento e estratégias claras para aumento de geração de caixa. A recente redução nas taxas de juros pelos bancos centrais eleva a nossa geração de caixa e ajudará neste processo”, explica Thiago Costa, CFO da companhia.

Confira a íntegra do balanço de resultados.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Webinar aborda os caminhos da digitalização na indústria brasileira de seguros
Webinar aborda os caminhos da digitalização na indústria brasileira de seguros / Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Webinar aborda os caminhos da digitalização na indústria brasileira de seguros

Com a digitalização como força motriz para alavancar eficiência e sucesso, as

Next
Berkley Brasil Seguros anuncia nova equipe comercial para impulsionar o crescimento no mercado de seguros
Da esquerda para direita: Eduardo Garcia (Diretor Comercial e Marketing), Carla Acras (Diretora Seguro Garantia), Edson Toguchi (CEO) e Fabiano Rossetto (Diretor Técnico da Berkley Brasil Seguros) / Foto: Divulgação

Berkley Brasil Seguros anuncia nova equipe comercial para impulsionar o crescimento no mercado de seguros

Seguradora reorganizou e contratou uma nova equipe comercial de alto nível

You May Also Like