Europ Assistance Brasil

Anbima critica veto à isenção dos fundos de investimento na reforma tributária

Anbima critica veto à isenção dos fundos de investimento na reforma tributária / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Confira nota enviada pela Anbima

Foi sancionada nesta quinta-feira (16) a Lei Complementar nº 214, que regulamenta a reforma tributária do consumo. O texto trouxe veto aos dispositivos que previam os fundos de investimento como não contribuintes, contrariando o pleito da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro de Capitais (Anbima) que foi amplamente discutido com o governo ao longo da tramitação do PLP 68.

O veto tira a neutralidade buscada pela reforma, pois coloca os fundos numa condição assimétrica em relação ao investimento direto, que não tem a incidência da tributação pelo IBS/CBS. Isso gera impacto nos negócios de uma indústria com mais de 41 milhões de contas e R$ 9,2 trilhões de patrimônio líquido.

A mudança também traz outros impactos que contribuem com o aumento da assimetria tributária entre os fundos e outros produtos de investimento, o que afeta a competitividade dos fundos nos mercados doméstico e internacional.

O investidor será um dos mais prejudicados por essa mudança. Além da incidência do imposto de renda, os fundos poderiam ter a cobrança do IBS/CBS sobre as suas aplicações, o que diminuiria a rentabilidade líquida dos seus investimentos, tornando a aplicação em fundos inviável.

A Anbima envidará todos os esforços com o governo e com os parlamentares para defender e endereçar a melhor solução para a indústria de fundos brasileira.

Total
0
Shares
Anterior
O papel das corretoras nas inundações em Santa Catarina
Marco Lopes, Superintendente de Relacionamento Comercial da REP Seguros / Foto: Reprodução

O papel das corretoras nas inundações em Santa Catarina

Especialista da REP Seguros destaca relevância das corretores diante de perdas

Próximo
Beneficiários de VGBL garantem isenção de Imposto de Renda com apoio da Justiça
Unicid realiza atendimentos gratuitos para ajudar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2023 / Foto: Towfiqu Barbhuiya / Unsplash Images

Beneficiários de VGBL garantem isenção de Imposto de Renda com apoio da Justiça

Especialista destaca desafios e conquistas legais na defesa de segurados com

Veja também