Anna Araújo assume como CCO da Avion Express Brasil

Anna Araújo, Chief Commercial Officer (CCO) da Avion Express Brasil / Foto: Divulgação
Anna Araújo, Chief Commercial Officer (CCO) da Avion Express Brasil / Foto: Divulgação

Executiva portuguesa, com mais de 15 anos de experiência na aviação, passa a liderar a estratégia comercial da companhia no país, a partir de Portugal

A Avion Express Brasil anuncia Anna Araújo como sua nova Chief Commercial Officer (CCO). Com mais de 15 anos de trajetória no setor de aviação internacional e três anos de atuação na Avion Express, a executiva portuguesa passa a liderar a estratégia comercial da companhia no Brasil, mesmo residindo em Portugal — um movimento que reforça a natureza global da operação e a crescente presença feminina em posições de liderança no setor aéreo.

A escolha de Anna para a posição simboliza não apenas a expansão estratégica da Avion Express no mercado brasileiro, mas também a confiança da companhia em uma liderança com profundo entendimento de mercados internacionais, relacionamento multicultural e visão de longo prazo para o modelo ACMI no país.

“Recebi essa oportunidade com um forte sentimento de gratidão, junto com um toque de surpresa. Foi algo que me trouxe muita motivação por ter sido considerada para essa função”, afirma Anna.

Embora o desafio profissional seja novo, o Brasil não é um território desconhecido para a executiva. Portugal e Brasil compartilham laços históricos e culturais que sempre fizeram parte de sua vivência pessoal. No campo profissional, Anna já havia participado de operações no país no início de sua carreira comercial, mas reconhece que o mercado evoluiu significativamente desde então.

“O ACMI no Brasil ainda exigirá educação de mercado, construção de relacionamento e bastante trabalho. Isso torna o desafio ao mesmo tempo complexo e estimulante”, explica.

A nova fase também traz uma dinâmica mais intensa de viagens e maior proximidade com o mercado brasileiro. Ainda assim, a executiva destaca que a mobilidade sempre fez parte de sua rotina, já que anteriormente representava operações em Malta e na Lituânia.

“O que realmente muda é a dinâmica da função, pois agora estou mais diretamente envolvida na estratégia mais ampla da companhia para o Brasil”, pontua.

Anna também reforça a importância de desmistificar o modelo ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance) no mercado brasileiro, ainda pouco difundido no país. Para explicar o conceito de forma simples, ela recorre a uma analogia que viu recentemente em um post no LinkedIn.

“Ter uma aeronave nova é como comprar um smoking novo. O ACMI é como alugar um smoking completo, com todos os acessórios. Ainda existem muitos equívocos sobre o modelo em relação a custos e qualidade. Na Avion, estamos demonstrando como ele pode ser adaptável e extremamente eficiente para atender às necessidades das companhias aéreas”.

A chegada de Anna Araújo à liderança comercial da Avion Express Brasil reforça a estratégia da companhia de consolidar o modelo ACMI no país e destaca, ao mesmo tempo, o protagonismo feminino em um setor historicamente marcado pela presença masculina em cargos executivos.

Morando em Portugal e atuando diretamente para o mercado brasileiro, Anna representa uma nova geração de lideranças globais, que transitam entre culturas, mercados e estratégias com fluidez, conectando continentes por meio da aviação.

Total
0
Shares
Anterior
Conflitos entre sócios ainda são uma das principais causas de crises empresariais
man and woman holding hands

Conflitos entre sócios ainda são uma das principais causas de crises empresariais

Disputas societárias mal geridas comprometem a governança, travam decisões

Próximo
Faculdade de tecnologia atrai alunos para São Paulo e consolida Butantã como polo estudantil
Saguão Inteli/ Felipe Cohen/Divulgação

Faculdade de tecnologia atrai alunos para São Paulo e consolida Butantã como polo estudantil

Cerca de 100 estudantes da turma 2026 do Inteli passam a residir em

Veja também