Quinzena do Seguro

Fides Rio 2023 discutirá como a longevidade impacta negócios da indústria seguradora

FIDES Rio 2023: Participe e conecte-se com os maiores players do mercado, do Brasil e do exterior / Reprodução
Reprodução

Tema é um dos eixos temáticos da 38ª. Conferência Hemisférica que reunirá, no Rio de Janeiro, grandes players, autoridades e palestrantes internacionais

A maior longevidade dos humanos impacta a economia e os negócios em diferentes aspectos. No caso do mercado segurador, os reflexos de vivermos mais vão desde a estrutura dos produtos oferecidos até os cálculos atuariais, passando pelos custos, pelas receitas, pelas indenizações e pelas oportunidades de inovação. É nessa conjuntura, que afeta a indústria internacionalmente, que a maior conferência hemisférica de seguros dará um espaço especial para o debate sobre longevidade e vida.  

A 38ª. Conferência Hemisférica de Seguros reunirá representantes de entidades de seguros privados de 20 países da América Latina, mais Estados Unidos e Espanha no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro de 2023.  

Com o tema central “Seguros para um Mundo mais Sustentável”, o encontro abarcará discussões específicas distribuídas em oito eixos temáticos, sendo um deles “Longevidade Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado”. Durante o evento, a programação contará com lideranças globais, especialistas e palestrantes de renome internacional, autoridades governamentais do Brasil e da América Latina.    

No site oficial da Fides Rio 2023 (www.fidesrio2023.com) é possível conferir alguns exemplos de como a maior longevidade impacta diferentes segmentos econômicos importantes para o mercado segurador como a previdência, o mercado de trabalho, a atração de trabalhadores estrangeiros e as políticas de imigração. São realidades com as quais os países já estão tendo que lidar ou devem se preparar para enfrentá-las, incluindo aqueles que integram a Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) por meio de suas associações regionais de seguros.  

Aposentadorias 

Um estudo recente divulgado pela Mercer, empresa de consultoria, e o CFA Institute não deixam dúvidas de que enormes desafios envolvem a garantia da renda na aposentadoria complementar. 

Saiba mais  

Impacto no mercado de trabalho 

Como enfrentar a mudança de perfil da demografia mundial e sua possível consequência de causar escassez da mão de obra que mantém o motor das economias ligado nas próximas décadas? 

Essa é uma incógnita com a qual estão tendo que lidar todos os países que passam pela alteração demográfica e modificação da estrutura etária, com redução da sua população jovem e aumento, no longo prazo, da população idosa. 

Saiba mais 

Trabalhadores estrangeiros 

Para responder aos desafios da mudança etária e seus reflexos na mão de obra, já há países que participam do “rouba monte” de trabalhadores, algo que tende a se intensificar nos próximos anos. O “rouba monte” é um tipo de jogo de cartas e que ilustra a disputa entre países por profissionais qualificados.  

Saiba mais 

Aumento das migrações internacionais 

O aumento das migrações é, em parte, consequência das mudanças etárias que afetam o mercado de trabalho global e das políticas de atração de profissionais estrangeiros. 

Saiba mais 

Veja os oito eixos temáticos da programação FidesRio2023:

  • Longevidade e Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado; 
  • Open Insurance: experiência brasileira e repercussão internacional;
  • Mudanças Climáticas: mitigação de riscos e desenvolvimento de novas soluções;
  • Aceleração do Crescimento: seguros & financiamento de grandes investimentos;
  • Transformação Digital: novos produtos e soluções inclusivas;
  • ASG: tendências e reflexos no setor de seguros;
  • Aperfeiçoamento Regulatório e Ambiente de Negócios: realidade brasileira e contexto regional;
  • Cenário Macroeconômico: perspectivas de crescimento do Brasil e da América Latina. 
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Mais 14 cidades do País obtêm reconhecimento federal de situação de emergência por desastres naturais

Mais 14 cidades do País obtêm reconhecimento federal de situação de emergência por desastres naturais

Seja por chuvas intensas ou por estiagem, 14 municípios entraram em emergência

Next
Leonardo Freitas: Quebrando suposições sobre seguros
Leonardo Freitas, Diretor da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros / Foto: Divulgação

Leonardo Freitas: Quebrando suposições sobre seguros

Confira artigo de Leonardo Freitas, Diretor da Organização de Vendas do Grupo

You May Also Like