Sociedade pode contribuir com sugestões até o dia 16 de maio pelo site da Controladoria-Geral da União
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) — agência reguladora do setor de planos de saúde no Brasil — informa que está aberta a Consulta Pública “Contribua para o futuro: propostas para a reestruturação da Plataforma Fala.BR”, sobre o aprimoramento da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. A iniciativa é conduzida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que está colhendo contribuições da sociedade para aprimorar a ferramenta.
A Plataforma Fala.BR foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e permite que qualquer cidadão envie pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria, como denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou solicitação de forma rápida e organizada. A reestruturação tem como objetivo tornar a experiência do usuário ainda mais eficiente e acessível.
Por meio da Plataforma Fala.BR, é possível entrar em contato com órgãos federais, além de diversas instituições de estados, municípios e outros poderes que aderiram à Plataforma. O sistema também oferece funcionalidades como acompanhamento de prazos, visualização de respostas, apresentação de recursos e registro de reclamações em face de órgãos da administração pública, seguindo as normas da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.
Interessados em participar podem enviar suas sugestões até o dia 16 de maio através de um formulário disponível no site da CGU, por meio deste link. A participação social é essencial para fortalecer a transparência e a qualidade dos serviços públicos.
Após o encerramento do prazo, as contribuições serão disponibilizadas no site da Consulta Pública do CGU.