Iniciativa tem o objetivo de incentivar o autocuidado para prevenir o câncer de mama
A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias que fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias apoiam a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo incentivar o autocuidado para prevenir o câncer de mama.
A iniciativa é uma parceria com a ONG Orientavida, que com a campanha Pense Rosa, já realizou mais de 11,7 mil mamografias, doadas a pessoas com menos acesso aos serviços de saúde, como comunidades ribeirinhas, quilombolas, entre outras.
Durante todo o mês as concessionárias exibirão nos painéis eletrônicos (PMVs) distribuídos ao longo dos 11,1 mil quilômetros da malha concedida a seguinte mensagem:
“Pense Rosa!
Previna-se contra o câncer de mama!
Procure seu médico e faça a mamografia”
“A conscientização para este tipo de causa é muito importante, por isso, a ARTESP, junto com as concessionárias do Estado devem fazer a sua parte, para que mais pessoas sejam informadas e saibam como prevenir ou descobrir a doença ainda no início, quando as chances de cura são maiores”, comenta Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.
O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres em todo o mundo e por isso, deve ser discutido e combatido com ajuda do auto exame. Os principais sintomas suspeitos deste tipo de câncer são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Além disso, também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
A sede da agência reguladora e as concessionárias também receberão iluminação especial em referência à campanha e publicações nas redes sociais sobre o tema serão feitas.
ONG Orientavida
A Orientavida capacita, emprega e gera renda para mulheres, em situação de vulnerabilidade social, através da costura e artesanato. Com 24 anos de história, a ONG já capacitou mais de 4 mil mulheres e beneficiou mais de 1,5 mil famílias, além de mais de 20 mil pessoas impactadas indiretamente.
Desde 2009, a Orientavida expandiu os seus eixos de atuação e iniciou a campanha Pense Rosa, visando conscientizar o maior número de mulheres sobre a importância da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama.
“A Orientavida está profundamente grata pela parceria com a ARTESP e suas 20 concessionárias no apoio à campanha ‘Outubro Rosa’. Com esses parceiros comprometidos, estamos transformando vidas e fazendo a diferença. Essa colaboração é um exemplo poderoso de como a união de forças pode salvar vidas e criar um impacto positivo duradouro”, comenta Ana Eliza Angelieri, voluntária da ONG.
De outubro até dezembro a carreta de mamografia da Orientavida estará rodando em todo o Estado, para garantir que mais pessoas sejam atendidas.
Outubro Rosa
O mês de conscientização para o controle do câncer de mama é um movimento internacional, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos.
Celebrado anualmente, o Outubro Rosa tem o intuito de colocar o assunto em pauta na sociedade, estimular a participação da população, empresas e entidades com ações que contribuam no combate à doença, além de compartilhar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento para a redução da mortalidade.