Nos últimos meses, o setor de transporte rodoviário de cargas fracionadas tem demonstrado um crescimento significativo nas rotas que ligam São Paulo à região Centro Oeste. Segundo Célio Martins, gerente de novos negócios da Transvias, houve um aumento expressivo no volume de consultas e movimentações nessas rotas. “Estamos observando um crescimento robusto, especialmente nas rotas para Sinop, Sorriso e Goiás. Isso reflete uma retomada econômica, crescimento demográfico e claro um aumento na demanda por transporte de cargas fracionadas nessas regiões”, afirma Martins.
O PIB do setor de Transporte, Armazenagem e Correios cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2023, um indicador da vitalidade do setor. Este crescimento, comparado ao aumento da atividade econômica brasileira de 1,9% no mesmo período, sugere uma contribuição significativa do setor para a economia do país . A importância do investimento contínuo na malha rodoviária é corroborada pela Pesquisa CNT de Rodovias 2023, que aponta para a necessidade de ações que garantam a reconstrução, restauração e manutenção das estradas, essenciais para a sustentabilidade do setor.
Nos últimos anos, os municípios de Sorriso (MT), Sinop (MT) e Goiânia (GO) têm mostrado um expressivo crescimento demográfico e econômico, o que tem aumentado significativamente a demanda por serviços de transporte rodoviário de cargas. Esses fatores são interligados, uma vez que o desenvolvimento econômico atrai mais habitantes e, por consequência, eleva a necessidade de infraestrutura de transporte eficiente.
Sorriso (MT)
Sorriso, conhecida como a “Capital Nacional do Agronegócio”, tem um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 6,23 bilhões, o que a coloca entre as maiores economias do Mato Grosso. Entre janeiro e abril de 2024, o número de consultas no município aumentou 80,25% em comparação ao mesmo período de 2023, indicando um forte crescimento demográfico e econômico. Com uma população estimada em 110.635 habitantes em 2022, Sorriso é um polo agrícola, especialmente na produção de soja e milho.
Sinop (MT)
Sinop também se destaca como um importante centro agrícola e industrial do estado. Com um PIB de R$ 6,59 bilhões, a cidade experimentou um crescimento de 95,94% no número de consultas no primeiro quadrimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Sinop é um ponto estratégico para o escoamento de grãos, sendo fundamental na logística de transporte rodoviário.
Goiânia (GO)
Goiânia, capital de Goiás, teve um crescimento impressionante de 111,29% no número de consultas no mesmo período. Com uma economia diversificada e um PIB robusto, a cidade é um centro regional de serviços e comércio. A infraestrutura rodoviária de Goiânia é crucial para conectar a cidade com o restante do país, facilitando o transporte de mercadorias e contribuindo para seu desenvolvimento econômico.
Célio Martins, gerente de novos negócios na Transvias, destaca a importância do transporte rodoviário no desenvolvimento dessas regiões: “O crescimento dessas cidades está diretamente ligado à eficiência do transporte de cargas. A demanda crescente por transporte reflete o dinamismo econômico dessas regiões. A melhoria na infraestrutura rodoviária é essencial para sustentar esse crescimento”.
Contudo, o crescimento econômico não se restringe apenas a essas cidades. O estado de Mato Grosso liderou o crescimento econômico no país, com um aumento de 10,6% no PIB em 2023, impulsionado principalmente pelo setor agropecuário. Mato Grosso do Sul também apresentou um crescimento robusto de 6,6%, enquanto Goiás continua a expandir sua economia com uma forte base agrícola e industrial.
“O crescimento demográfico e econômico em Sorriso, Sinop e Goiânia reflete um desenvolvimento mais amplo na região Centro-Oeste do Brasil. A demanda por transporte rodoviário está intimamente ligada a esse crescimento, e investimentos contínuos em infraestrutura são cruciais para sustentar o desenvolvimento econômico e atender às necessidades de uma população em expansão”, finaliza Célio.