Evento segue hoje novamente até as 20h no Aeroporto da Pampulha com 12 aeronaves expostas. Público ontem foi 30% maior que a expectativa
O segundo dia do Aviation XP Sudeste, no Aeroporto da Pampulha, vai até às 20h de hoje (18.09) e a expectativa é de mais um dia de grande movimentação. O evento, que acontece pela primeira vez na região Sudeste, mas já é sucesso em outras, teve ontem um público 30% maior que o esperado. Cerca de 1350 pessoas passaram pela primeira edição da Aviation XP Sudeste. Na área estática, estão expostas 12 aeronaves.
“Com sua liderança na aviação geral de asa fixa no Brasil, o Aeroporto da Pampulha é o cenário ideal para eventos como Aviation XP. Mais que uma oportunidade de troca de experiências, este evento é um ponto de encontro e de negócios, fomentando o networking entre os principais players da aviação geral. Além disso, o evento serve para apresentarmos o plano de investimentos da concessionária que vai qualificar ainda mais a infraestrutura do aeroporto”, disse Maurício Alves, gerente do Aeroporto da Pampulha, administrado pela Motiva.
Devido ao sucesso, a data para 2026 já foi marcada e o evento será novamente em Minas Gerais, nos dias 16 e 17 de setembro. A maior surpresa desta edição foi justamente a adesão de empresas locais. Do total de empresas participantes, 60% são mineiras, o que mostra o peso do estado nesse setor.
Minas Gerais tem uma das maiores estruturas de aviação do país. De acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o estado conta com 67 aeroportos públicos, 199 privados, 146 helipontos, 7 empresas de táxi aéreo, 21 companhias de serviços agrícolas e 55 oficinas de manutenção aeronáutica. Só o Aeroporto da Pampulha registrou mais de 27 mil pousos e decolagens em 2023, mostrando a importância da aviação executiva para a economia mineira e nacional.