AXA celebra recorde e R$ 1,4 bilhão em prêmios emitidos em 2022

O time de executivos da AXA no Brasil / Foto: Divulgação
O time de executivos da AXA no Brasil / Foto: Divulgação

Companhia aposta na segmentação de corretores e no reforço da experiência do consumidor para crescer 19% em 2023

A AXA no Brasil divulgou, na tarde desta quinta-feira (23), o desempenho recorde da companhia no País em 2022. A empresa ultrapassou R$ 1,4 bilhões em emissão de prêmios ao longo do último ano, resultado que representa crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

De acordo com Erika Medici, CEO da AXA no Brasil, um dos principais destaques da empresa no ano passado foi a integração entre as operações da AXA XL e da AXA Brasil. “Este processo demandou um ano de planejamento e teve execução em apenas quatro meses. Não interrompemos nossos negócios e garantimos aos corretores e aos clientes todas as emissões de apólices, toda regulação de sinistros, com prazos e SLA (Service Level Agreement) de qualidade como sempre fizemos”, diz Erika Medici, CEO da companhia no Brasil, ao demonstrar que a operação brasileira da empresa é referência mundial pelo sucesso neste processo.

Erika Medici, CEO da AXA no Brasil / Foto: Divulgação
Erika Medici, CEO da AXA no Brasil / Foto: Divulgação

Para 2023, a AXA projeta crescer 19% e alcançar R$ 1,7 bilhão em faturamento. “Nossa estratégia de crescimento para os próximos anos inclui o desenvolvimento orgânico do negócio e a avaliação de novas oportunidades de M&A”, completa Erika. “Nosso foco está no crescimento sustentável e com resultados, assim como temos feito ao longo dos últimos anos – do B2C ao Specialty. Além disso, percebemos o aumento da participação dos corretores nas carteiras em que somos especialistas, como o caso do Seguro para Casco, Frotas e Transportes. Temos o propósito de posicionar a companhia como uma empresa fácil de lidar com todos os nossos parceiros de negócios”, acrescenta a executiva.

Bruno Porte, Diretor de Tecnologia da AXA no Brasil / Foto: Divulgação
Bruno Porte, Diretor de Tecnologia da AXA no Brasil / Foto: Divulgação

Além disso, a empresa tem apostado no relacionamento com os corretores de seguros e na digitalização das jornadas, de modo a simplificar todas as etapas do relacionamento com os parceiros de negócios e, respectivamente, com os consumidores finais. A aposta da seguradora no desenvolvimento da transformação digital fica evidenciado com a chegada do executivo Bruno Porte, novo Diretor de Tecnologia da AXA no Brasil.

Promoção da Marca AXA e Relacionamento com Corretores

Karine Brandao, Vice-Presidente Comercial e Marketing da AXA no Brasil / Foto: Divulgação
Karine Brandao, Vice-Presidente Comercial e Marketing da AXA no Brasil / Foto: Divulgação

A Vice-Presidente Comercial e Marketing da AXA no Brasil, Karine Brandao, conta que a companhia vai focar em desenvolver maior participação nos negócios com parceiros e corretores que já possuem relacionamento com a empresa, em produtos consolidados. “Nosso foco estará concentrado na distribuição de produtos massificados, incluindo o de Frotas e também vamos apostar na diversificação de corretores. Além disso, estamos realizando o reposicionamento do nosso produto Vida, além de promover o cross selling com outros produtos. Também estamos com uma nova estratégia comercial em parcerias e estamos intensificando os nossos investimentos em tecnologia, seja na estratégia de conectividade para novas oportunidades ou na automação de nossos fluxos de operações”, comenta a executiva ao mencionar que a companhia irá realizar maior investimento de marca em 2023.

Para exemplificar a dimensão das ações para promover ainda mais a marca no País, a AXA é patrocinadora e seguradora oficial da Roda Rico. Trata-se da maior roda-gigante da América Latina, com 42 cabines e 91 metros de altura.

Karine revela que a AXA no Brasil tem apostado na segmentação dos corretores. “Contamos com uma operação digital que possibilita que corretores do Brasil inteiro operem conosco. Os corretores são segmentados a partir de quatro indicadores: prêmio emitido, rentabilidade, volume de apólices e conversão de negócios”, sinaliza ao destacar que a companhia tem apostado na cocriação de produtos e soluções em parceria com os profissionais da corretagem. “Também temos incorporado propostas de valor como viagens internacionais e treinamentos. No final do dia, viagem e dinheiro são muito importantes, mas também temos a compreensão de que precisamos capacitar os corretores para que eles possam fazer negócios. Estamos reforçando cada vez mais isso”, demonstra.

A Vice-Presidente Comercial e Marketing também cita o intuito de escalar ainda mais as operações da companhia. “Por isso, precisamos de produtos cada vez mais digitais e precisamos oferecer inteligência para nossos parceiros, neste sentido. Temos um corpo técnico que é um dos melhores do mercado e queremos industrializar os riscos de baixa complexidade para oferecer vantagem competitiva para nossos parceiros corretores, oferecendo autonomia para esses profissionais”, argumenta.

Subscrição de Riscos

Ana Carolina Mello, Vice-Presidente de Subscrição da AXA no Brasil, menciona que a companhia aposta em uma equipe multidisciplinar para a subscrição de riscos. “Pensamos em como maximizar a nossa área técnica pra criação de novos produtos, pensando sempre no que nossos clientes precisam. Hoje vivemos um ambiente muito mais propício para o desenvolvimento de novos produtos de seguros”, analisa.

“Queremos continuar trabalhando e também desenvolver soluções customizadas para nossos clientes. Vamos criar nossos produtos voltados para pequenos e médios negócios, para distribuir via ecossistemas digitais para os corretores”, demonstra Ana Carolina ao citar que a seguradora atua em multiprodutos, buscando sair da comoditização do mercado.

Ana Carolina Mello, Vice-Presidente de Subscrição da AXA no Brasil / Foto: Divulgação
Ana Carolina Mello, Vice-Presidente de Subscrição da AXA no Brasil / Foto: Divulgação

Relacionamento e Experiência com o Consumidor

Para Arthur Mitke, Vice-Presidente de Operações, Sinistros e Experiência do Cliente da AXA no Brasil, um dos principais desafios da atualidade está em estabelecer novos canais de interação com os clientes. “O consumidor está mais exigente, ainda mais diante do contexto em que surgiram aplicativos voltados para a mobilidade e a comodidade durante o período pandêmico. Queremos oferecer facilidade no acesso à informação e temos trabalhado nossos modelos de gestão, implementando ferramentas de automação”, afirma.

Mitke reforça a visão de sustentabilidade e de adesão à agenda ESG (Environmental, social, and corporate governance – Governança ambiental, social e corporativa, em tradução livre) por parte da companhia. “Com o escaneamento 3D na regulação de sinistro e a utilização de drones, temos a possibilidade de remontar o local do risco, precisando ir apenas uma vez até o local. Essas questões impactam diretamente na relação da empresa com o mundo que cerca o cliente e isso impacta diretamente no nosso relacionamento”, defende.

Arthur Mitke, Vice-Presidente de Operações, Sinistros e Experiência do Cliente da AXA no Brasil / Foto: Divulgação
Arthur Mitke, Vice-Presidente de Operações, Sinistros e Experiência do Cliente da AXA no Brasil / Foto: Divulgação

No caso dos seguros para smartphones, outro case de sucesso da operação brasileira da AXA, Arthur Mitke ressalta que 90% dos telefones com sinistros são reparados. “Estima-se que são gastos mais de 12 mil litros de água para a produção de um celular e precisamos conscientizar as pessoas sobre isso, até mesmo porque essa questão também traz outros impactos diretos para os consumidores, como na conta de luz, por exemplo”, acrescenta o executivo.

O Vice-Presidente de Operações, Sinistros e Experiência do Cliente da AXA no Brasil também aponta a visão da companhia em direção ao futuro. “A AXA é a primeira companhia a oferecer cobertura para danos elétricos em carros elétricos e queremos, cada vez mais, facilitar o acesso de clientes emergentes ao seguro”, pondera ao enfatizar a opção de parcelamento do seguro para celular, por exemplo.

Mitke também compartilha a importância da capacitação do time e dos parceiros. “Apostamos na diversidade para proporcionar um melhor atendimento aos clientes e reforçamos o treinamento para os prestadores, de modo a gerar valor para toda a nossa cadeia de negócios, uma vez que 80% dos nossos contatos pessoais com os clientes são feitos através dos prestadores de serviços”, finaliza.

 

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