B3 desenvolve sistema para agilizar emissão de ativos bancários

B3 passa a negociar Opções Semanais de Ibovespa e reduz tamanho do contrato de Opções Mensais / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ferramenta conecta bancos e corretoras, reduz riscos operacionais e traz mais agilidade à captação de recursos

A B3, a bolsa do Brasil, desenvolveu uma plataforma que promete transformar a forma como bancos e corretoras operam no mercado de captação bancária.

A nova ferramenta, baseada em nuvem, automatiza o processo de distribuição de ativos como CDBs, LCIs e LCAs, trazendo mais eficiência, segurança e flexibilidade para emissores, distribuidores e investidores.

“A digitalização da distribuição de ativos de captação bancária é mais um passo importante para a modernização do mercado de renda fixa no Brasil. Com essa plataforma, conseguimos eliminar gargalos operacionais e oferecer uma infraestrutura mais eficiente, segura e alinhada às necessidades atuais de emissores, distribuidores e investidores”, afirma Humberto Costa, diretor de produtos de Balcão da B3.

Hoje, a negociação desses ativos ainda depende de trocas manuais de informações, muitas vezes por e-mail, o que limita o horário das aplicações e aumenta o risco de erros. Com a nova plataforma, todo o fluxo – da oferta à liquidação – passa a ser digital, padronizado e integrado à depositária da B3.

Conheça os principais benefícios da plataforma

  • Para emissores e distribuidores: padronização de dados, redução de riscos operacionais, visibilidade em tempo real das operações e conexão automática entre instituições, sem necessidade de desenvolver sistemas próprios.
  • Para investidores: maior segurança e possibilidade de investir até mais tarde no dia, graças à automação dos processos.

A solução foi desenvolvida em parceria com diversos clientes, já conta com operações em andamento e está disponível para todas as instituições financeiras interessadas.

Segundo Humberto Costa, diretor de produtos de Balcão da B3, a iniciativa responde a uma demanda concreta do mercado: “Como infraestrutura de mercado, nosso papel vai além do cumprimento regulatório. Buscamos constantemente soluções que tragam eficiência e agilidade aos nossos clientes. Esta plataforma é um exemplo claro de como podemos acelerar a performance dos nossos clientes”.

Total
0
Shares
Anterior
3 em cada 4 empregadores não encontram talentos em tecnologia
Frederico Sieck, fundador e CEO da Koud

3 em cada 4 empregadores não encontram talentos em tecnologia

No meio de uma revolução tecnológica e de uma enorme demanda por inovação, um

Próximo
ChatGPT já influencia e converte em vendas no varejo brasileiro, revela levantamento da GH Brandtech
Joabel Luis Kasper é Growth Marketing Officer

ChatGPT já influencia e converte em vendas no varejo brasileiro, revela levantamento da GH Brandtech

Análise com 12 empresas mostra como a IA generativa começa a atuar como canal de

Veja também