O Consórcio Smart Lux Barreiras irá operar a parceria público-privada dos serviços de iluminação pública de Barreiras (BA), por 13 anos. A empresa venceu o leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, nesta sexta-feira (11). O deságio foi de 51,71% sobre o valor inicial. Ao todo, cinco propostas concorreram ao leilão.
O projeto foi estruturado pela CAIXA e contou com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e PPP, o FEP CAIXA, administrado pelo banco.
A PPP de iluminação pública vai beneficiar mais de 150 mil pessoas e conta com um investimento total de cerca de R$ 56 milhões durante os 13 anos da parceria.
A PPP prevê a instalação de 6 mil novos pontos de iluminação e a modernização de mais de 20 mil pontos de iluminação existentes, com a troca das atuais lâmpadas por LED nos 18 primeiros meses de vigência do contrato. Com isso, a expectativa é que haja redução do consumo de energia do município em mais de 65% e aumento de 30% da cobertura da iluminação pública da cidade.
Além disso, será possível controlar, de forma remota, a iluminação nas principais vias do município, com a implementação do conceito de cidade inteligente através de sistema de telegestão em, pelo menos, 17% do parque de iluminação.
Pontos de destaque do município receberão Iluminação especial, a exemplo da Praça Duque de Caxias, o Mercado Municipal e a Orla do Rio Grande, favorecendo o turismo, o comércio e a circulação noturna de pessoas
Segundo a CAIXA, estão previstos para 2022 mais dois leilões de projetos de concessões e PPP estruturados pelo banco, totalizando nove leilões realizados neste ano.