Instituição passa a ser a 22ª segunda maior Entidade Fechada de Previdência Complementar do Brasil e evolução é resultado de seu plano estratégico de crescimento
A BB Previdência, uma das principais entidades de Previdência Fechada Complementar do País e que faz parte do conglomerado Banco do Brasil, avançou no ranking de investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O total de ativos administrados pela BB Previdência alcançou R$ 8,0 bilhões em junho de 2023, ante os R$ 7,4 bilhões registrados em dezembro de 2022, um crescimento próximo de 8% no período.
Com o resultado, a instituição passa a ser a 22ª segunda maior Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) do país, um salto ante a 24ª posição anterior, de dezembro de 2022, colocação que estava estabilizada até abril deste ano, embora os investimentos tenham crescido mensalmente durante todo o primeiro semestre, culminando com o avanço de duas posições no ranking atual da Abrapp.
A evolução da carteira de investimentos da BB Previdência é resultado do plano estratégico de expansão da entidade, que tem atuado fortemente para atrair mais patrocinadoras e instituidores. No ano passado, o número de novas patrocinadoras e instituidores cresceu 192% comparativamente a 2021, para 181, com a instituição contabilizando 212.320 participantes. Hoje, já são 235 mil participantes.
A BB Previdência também tem crescido exponencialmente com a conquista de novos Entes Federativos a partir da Reforma da Previdência de 2019, que determinou que estados e municípios devem oferecer um Regime de Previdência Complementar (RPC) aos seus servidores. Desde 2021, 249 entes públicos, entre eles 11 estados e seis capitais, escolheram a entidade para cuidar da previdência de seus servidores.
“No ano de 2022, aumentamos em 415% a conquista de entes públicos no Plano BBPrev Brasil. Nosso objetivo é que a solução chegue a todos os colaboradores e familiares das patrocinadoras que estão conosco”, ressalta Cristina Yue Yamanari, Diretora de Operações e Relacionamento com Clientes da BB Previdência. Este ano, a BB Previdência avançou 638% na conquista de novos Entes Públicos.
Segundo Eder Faria, Diretor Presidente da BB Previdência, as novas adesões representam um potencial de arrecadação anual que deve elevar mais a BB Previdência no ranking da Abrapp: “Contamos com o apoio do Banco do Brasil para expansão do plano BBPrev Brasil para todas as regiões do país, o que deve impulsionar ainda mais nossos ativos”, conclui Faria ao falar da parceria com a Diretoria de Governo do Banco do Brasil nas tratativas com os governos estaduais e municipais.