Responsável por quase a metade das demonstrações financeiras dos clubes das séries A e B, firma quer expandir atuação
A BDO, quinta maior empresa de auditoria e consultoria do Brasil e líder no middle market, é responsável pela auditoria das demonstrações financeiras de 40% dos clubes das séries A. Esse processo é facilitado pelo time de especialistas no seguimento e capilaridade com 28 escritórios em todo o território nacional, atendendo os clubes de cada região do Brasil ou séries (A,B,C,D e até clubes regionais).
A empresa teve um expressivo avanço no mercado do futebol brasileiro, firmando-se como líder na auditoria de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo tanto agremiações associativas quanto Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs).
De olho no futuro do futebol brasileiro, a BDO planeja expandir sua atuação para o promissor mercado das séries C e D, que estão se transformando em SAF mais rapidamente do que os maiores das séries A e B.
“Segundo o Instituto Brasileiro de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade Anônima do Futebol (Ibesaf), atualmente existem 95 SAFs constituídas, sendo que seis disputam a terceira divisão do Campeonato Brasileiro; sete a quarta divisão do Campeonato Brasileiro; e 71 não estão qualificadas para as competições nacionais”, explica Carlos Aragaki, sócio líder da área Esporte Total da BDO. “Para garantir boa governança corporativa e transparência da informação aos seus stakeholders, a auditoria independente corrobora nesse processo como passo importante na prestação de contas”, complementa.
Muitos dos clubes acima que se transformaram em SAFs, não possuem investidores, apenas efetuaram a transformação da associação para SAF. Todavia, para atrair investimentos, é importante garantir transparência e o mínimo de governança corporativa. “Todo investidor requer o retorno e para isso não hesitam em ter o controle da SAF. Nesse ambiente, quanto mais a associação avança no processo de transparência e, adicionalmente, equalização dos seus passivos, melhor para a negociação”, destaca Aragaki.
Atuação Global
Um exemplo da atuação da BDO no cenário do futebol internacional é o trabalho de preparação para a abertura de capital da Eagle Football Holdings (Holding da MCO que atua nos clubes: Botafogo, Lyon, Crystal Palace e RWD Molenbeek) na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Equipes dedicadas da BDO no Reino Unido e no Brasil estão atuando em conjunto nesse processo.