CEO da Zoox Smart Data, Rafael de Albuquerque compartilha insights sobre segurança de dados

Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox / Foto: Divulgação
Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox / Foto: Divulgação

Especialista ressalta que não se trata apenas de seguir leis, mas de respeitar e priorizar o titular dos dados

Em um mundo cada vez mais digital, a segurança dos nossos dados se tornou um tema central. Para entender mais sobre este cenário, o Universo do Seguro conversou com Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data, empresa referência em dados do Brasil.

Segundo o executivo, a Zoox tem como pilar fundamental a Transparência. “Buscamos apresentar informações claras sobre os dados que coletamos”, diz Albuquerque. Ele ressalta que não se trata apenas de seguir leis, mas de respeitar e priorizar o titular dos dados. Com políticas e processos internos rigorosos, a empresa assegura que o tratamento de dados ocorre dentro dos padrões informados e legais.

Medidas de armazenamento e proteção

Quando questionado sobre o armazenamento de dados, Rafael nos conta que a Zoox utiliza criptografia segura em todos os dados coletados. Além disso, ele destaca a importância da formação e da conscientização dos colaboradores sobre segurança da informação. “Fornecemos treinamentos específicos para desenvolvimento seguro de aplicações e tratamento de dados”, revela.

Conformidade com regulamentações

A conformidade com leis como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é fundamental. A Zoox montou uma estrutura dedicada no Departamento Jurídico para lidar com este tema. “Nossa equipe participa do processo de desenho de nossas soluções, garantindo a proteção de dados desde a fase inicial de desenvolvimento das ideias”, explica Rafael.

Recomendações para novas empresas

Com sua vasta experiência, Rafael aconselha novas empresas a estabelecerem uma estrutura robusta de Segurança da Informação. O especialista enfatiza a importância da criptografia, da limitação de acessos e dos treinamentos constantes. “Uma área de Segurança da Informação ativa é fundamental”, acrescenta.

Dicas para os usuários

Para aqueles preocupados com a privacidade de seus dados, Rafael sugere cautela. “Não forneçam dados para qualquer empresa. Consultem a política de privacidade para entender o uso dos dados”, orienta. Ele também destaca que os usuários têm o direito de solicitar a exclusão de seus dados e outras medidas, e as empresas devem respeitar essa decisão.

Além disso, Rafael reforça que o titular deve estar no centro da operação de tratamento de dados. “Ele é o principal agente e deve ter total liberdade para suas decisões”, afirma. Para a Zoox, criar regras claras e agir de acordo com elas vai além de uma obrigação legal; é um compromisso com todos que confiam seus dados à empresa.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Outubro Rosa: Como o apoio afetivo é peça chave na prevenção e tratamento do câncer de mama
Outubro Rosa: Como o apoio afetivo é peça chave na prevenção e tratamento do câncer de mama / Foto: Pixabay

Outubro Rosa: Como o apoio afetivo é peça chave na prevenção e tratamento do câncer de mama

Confira artigo de Mara Lemes Martins é PhD, Psicóloga e VP da BNI Brasil –

Next
CVG-RJ alerta sobre a nova regulação do segmento Vida
Da esquerda para a direita: Cintia Ordenes, TA Manager da Swiss Re; Jacqueline Sorensen e Sonia Marra, diretoras do CVG-RJ e Marcos Salum, Senior Client Manager da Swiss Re e diretor adjunto de seguros do CVG-SP / Foto: Divulgação

CVG-RJ alerta sobre a nova regulação do segmento Vida

Conhecimento é fundamental para trabalhar dentro das condições legais

You May Also Like