Alta demanda de atividades relacionadas à data exige que as lideranças estejam ainda mais preparadas
Neste ano, a Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro. Reconhecida como um dos principais momentos do calendário comercial do varejo, a data é responsável por movimentar a economia do país e impactar as vendas do setor. Sabendo da importância do período para todo o ecossistema varejista, a Cielo, referência em pagamentos eletrônicos no país, preparou algumas dicas e estratégias que podem auxiliar as equipes durante uma das épocas comerciais mais movimentadas do ano.
Segundo pesquisa do Google realizada em 2023, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras para a data e sete em cada dez consumidores têm a intenção de gastar mais ou igual ao ano anterior. “Todo o ecossistema de empresas do varejo está bastante otimista e tem trabalhado muito, principalmente após os últimos anos que contaram com situações atípicas como a pandemia e a Copa. Para atingir bons resultados, as lideranças precisam instruir e contribuir com seus times no desenvolvimento de aspectos técnicos, mas, principalmente, emocionais e que fazem o diferencial em momentos de atividades intensas como na Black Friday”, afirma Patrícia Coimbra, Vice-Presidente de Gente, Gestão e Performance da Cielo.
Diante deste cenário, para ajudar líderes a lidarem com a alta demanda da Black Friday junto às suas equipes, confira algumas ideias que podem ser decisivas para quem busca atingir bons resultados nas vendas:
1. Seja transparente
A Black Friday pode ser um período agitado, por isso, é importante estar consciente sobre imprevistos e possíveis problemas que possam surgir. Por isso, trace um plano de ação para a ocasião. Repasse a estratégia com a sua equipe e divida a “batalha” com os colaboradores, pois todas as pessoas precisam estar cientes sobre os processos. Nesse momento, a seleção do time também é muito importante, já que cada participante precisa ser bem escolhido e estar engajado para lidar com as necessidades da data comemorativa.
2. Desenvolva soft skills
As soft skills são habilidades que vão além do conhecimento técnico, como resiliência, aprendizado contínuo, trabalho em equipe e paciência. Um momento de grande movimentação pode gerar crises inesperadas e que exigem decisões rápidas, tais como uma falha sistêmica ou algum atrito na equipe, por exemplo. Nestas horas, é fundamental que as lideranças estejam dispostas a contribuir ativamente com suas equipes. A resiliência é uma habilidade que vai ajudar a desenvolver novos aprendizados em diferentes ocasiões.
3. Tenha uma estrutura robusta
Datas de grande movimentação podem sobrecarregar as equipes, o que pode ocasionar queda na qualidade do serviço. Por isso, considere a contratação de mais pessoas para que a experiência do cliente não seja prejudicada e o time tenha apoio para lidar com as funções. Realize treinamentos para garantir que as pessoas contratadas recentemente se adaptem rápido aos processos e estejam alinhadas e focadas nos mesmos objetivos que as demais.
4. Crie programas de incentivo
É importante promover um senso de coletividade em que todas as pessoas saibam que estão trabalhando por um mesmo propósito e serão recompensadas no fim. Isso contribui para o estabelecimento de um ambiente de cooperatividade. A liderança precisa criar métodos de incentivo para fazer com que as pessoas queiram “jogar junto”, participando do sucesso da companhia e entendendo esta atitude como uma tarefa recompensadora – e não exaustiva.
Confira o guia completo para te ajudar a aumentar as vendas na Black Friday!