Por ser uma semana tão esperada, muitas lojas se preparam com antecedência para conseguir ter sucesso nesse período
A Black Friday se tornou uma data importante para o varejo. Com grandes expectativas de lojistas e consumidores, o período movimenta a economia e impulsiona diversos negócios. Faturamento extra para as empresas e oportunidades especiais para quem esperou o momento certo para fazer boas compras. A época, porém, também exige atenção. Além de preço, os consumidores estão atentos aos prazos de entrega e à reputação das marcas. Já os lojistas esperam obter resultados comerciais positivos, de preferência que se sustentem a longo prazo.
Por ser uma semana tão esperada, muitas lojas se preparam com antecedência para conseguir ter sucesso nesse período. O mesmo acontece com o público, que monitora os preços daquilo que deseja por semanas, até a chegada da data. O período de promoções estimula o tráfego dos sites de e-commerce e impulsiona o lucro das empresas pelo aumento da procura de determinados produtos. Isso pode acabar gerando algumas dores de cabeça tanto para quem vende quanto para quem compra online.
“É um período de altas expectativas, tanto para o consumidor, quanto para as marcas e lojistas. É importante estar atento para conseguir entregar o que se promete, pois o consumidor está cada vez mais exigente. Além de bom preço, é preciso honrar o prazo de entrega. Qualquer erro nessa época pode impactar a reputação da marca o resto do ano”, destaca Denis Strum, Diretor Executivo da Infra Digital da Infracommerce. Para aproveitar melhor a Black Friday, o especialista separou cinco dicas, confira abaixo:
1. Cuidado com os descontos agressivos
Muitas vezes, para atrair o máximo de consumidores possível, lojistas caem na tentação de promover descontos agressivos. Embora a tática possa de fato atrair consumidores, é importante ficar atento nas contas e conseguir manter toda sua operação rentável. Lembre-se: nunca é uma boa traçar estratégias focando em resultados de curto prazo.
2. Atenção ao estoque
É importante conhecer exatamente a capacidade do estoque. Para evitar problemas e frustrações com os consumidores, as lojas devem colocar à venda apenas aquilo que está disponível. Neste ponto, é fundamental investir em um estoque muito bem organizado e mantê-lo atualizado de forma constante.
3. Prazos de entrega
Quando o assunto é prazo de entrega, os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes. Por isso, organize-se para a alta demanda do período e esteja preparado para manter uma operação ágil e eficiente. Se conseguir antecipar a entrega e surpreender o seu cliente de forma positiva, tanto melhor.
4. Omnicanalidade
Seja no online ou no físico, garanta uma boa presença da marca em todos os canais disponíveis com seus consumidores. Lembre-se que a omnicanalidade é a bola da vez. Se você não atingir o público-alvo em algum canal, certamente outro concorrente o fará. Por isso, é necessário marcar presença em todos os espaços
5. Foco na experiência do consumidor
Mesmo na correria para atender o grande fluxo de pedidos, nunca deixe de lado o foco na experiência do seu consumidor. A Black Friday é uma grande oportunidade para se conectar com novos públicos que talvez ainda não conheçam a sua marca. É fundamental investir na melhor experiência de compra possível para aumentar a taxa de retenção e garantir prosperidade também a médio e longo prazo.
A Infracommerce, empresa líder e pioneira em full commerce, possui toda expertise e soluções para ajudar clientes e empresas a não caírem em nenhuma Black Fraude!