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Black Friday X Black Fraude: 4 possíveis problemas para empresas e consumidores se atentarem na data

Foto: Max Fischer/ Pexels
Foto: Max Fischer/ Pexels

Falsos positivos, fraude amigável, estornos e fraudes de checkout são algumas das citadas por especialista da Nethonea

As empresas em todo o mundo sofrem um impacto substancial com as fraudes,  que tendem a aumentar ao longo de feriados e datas comemorativas. O volume de vendas se intensifica, assim como a dificuldade de identificar os golpistas em meio a tantas movimentações.

Segundo o Relatório Varejo 2023, aproximadamente 36% dos profissionais que atuam no setor relataram aumento de ataques de fraude no Brasil durante o período da Black Friday em 2022.

Para os lojistas, durante a temporada, o maior desafio é garantir proteção e conveniência. “A necessidade de conscientizar empresas e consumidores e de aplicar soluções capazes de combater o problema é cada vez mais urgente, principalmente em períodos de descontos e promoções como Black Friday ou em geral, período de férias”, analisa Thiago Bertacchini, Senior Business Development na Nethone, uma solução digital de prevenção de fraudes.

É por isso que Nethone citou 4 possíveis problemas de fraude para empresas e consumidores ficarem atentos:

1. Falsos positivos:

Segundo o especialista da Nethone, o comportamento do cliente está mudando e alguns sinais de risco podem ser acionados de forma errada.

Para as empresas, é importante ajustar regras e velocidade de acordo com esse comportamento, pois os fraudadores tentarão falsificar alguns elementos, como navegador, IP, VPNs e proxies. Nesse caso, quanto mais dados sobre o usuário, melhor para detectar fraudes com alta precisão. Soluções de impressão digital e análise de comportamento são essenciais hoje para reconhecer clientes fiéis e recorrentes. Considere ajustar a estratégia de regras ou as pontuações do modelo de ML para detectar rapidamente alterações em seus perfis, como endereço, detalhes de pagamento ou localização geográfica.

2. Fraude amigável:

Os usuários aproveitam esse período para solicitar estornos. E, mais uma vez, os comerciantes enfrentam uma elevada procura de encomendas e podem ser vítimas de fraudes.

Nesse caso, os comerciantes podem se defender das transações Visa enviando ao emissor dados específicos de transações que comprovem que a disputa reivindicada é ilegítima. A Nethone fornece uma solução em parceria com a Verifi, A Visa Solution, que apoia os comerciantes no bloqueio de disputas de pagamento e na prevenção fraude primária com Order Insight.

3. Estornos:

Os comerciantes podem cometer erros, especialmente com o alto volume da alta temporada. Se o consumidor que nunca recebeu seu pacote entrar em contato com o banco para receber seu dinheiro de volta, os comerciantes poderão sair na frente reembolsando rapidamente os usuários. Os Alertas Nethone permitem que os comerciantes saibam quando um estorno pode ocorrer, para que possam ter tempo suficiente para ajustar as rotas.

4. Fraude de Guest Check-out:

Nem todos os usuários desejam abrir uma conta, então eles usam a opção de Guest Check-out, quando disponível. O problema aqui são as informações limitadas, mas os comerciantes ainda podem aproveitar detalhes de dispositivos, endereços IP e padrões de comportamento, bem como enriquecimento de dados de terceiros, para identificar cada pessoa.

“Tudo se resume à inteligência, o que significa compreender seus usuários por meio dos dados que coletamos e dos riscos que detectamos, e conhecer seus fraudadores graças à nossa pesquisa na darkweb. Adicionando a esta fórmula regras e modelos personalizados, os comerciantes podem ter uma época mais tranquila”, diz Bertacchini.

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