Projeto contempla desenvolvimento de soluções com inteligência artificial, integração de plataformas com arquitetura de software modernizada e automação de processos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 23,2 milhões à Bionexo S.A., de São Paulo, para apoiar o plano de inovação da empresa. O crédito corresponde à totalidade do valor do projeto, que contempla investimentos em plataformas digitais e soluções em inteligência artificial voltadas ao setor de saúde.
O plano de inovação prevê o desenvolvimento de três soluções para fortalecer o portfólio de plataformas digitais oferecidas pela empresa para o setor de saúde, incluindo implementação de inteligência artificial, infraestrutura de software integrativa e automação de processos utilizando tecnologias avançadas de robotização.
O projeto deverá aumentar a eficiência nas transações, intensificar a segurança dos dados e melhorar a interação e a comunicação entre hospitais, fornecedores e operadoras de saúde. Para viabilizar o plano de inovação da empresa, o financiamento abarcará 35 pessoas da equipe própria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e contratação de serviços técnicos especializados.
Dentre os impactos previstos, destacam-se a otimização de processos, melhoria dos serviços no setor de saúde e geração de empregos qualificados. “Esta operação está em linha com a política industrial do governo Lula, a Nova Indústria Brasil, que incentiva a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções na área da saúde, buscando reduzir a dependência de importações e aumentar a competitividade do setor”, ponderou o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon.
“O apoio do BNDES representa um marco importante para a Bionexo e reforça a confiança no nosso compromisso de transformar o setor de saúde por meio da tecnologia, seguindo os mais altos padrões de governança e liderança tecnológica – ambos fatores fundamentais para viabilizar o acesso aos recursos. Esse investimento nos permitirá acelerar o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial, notadamente na gestão do ciclo da receita hospitalar, integrando ainda mais nossa cadeia de valor e ampliando os ganhos de eficiência e segurança para todo o ecossistema”, explica o CEO da Bionexo, Rafael Barbosa.