Venture capital mais ativa da América Latina, que conta com mais de 1.500 startups investidas, atinge sua 100ª saída em sete anos de operação, sendo o primeiro fundo latino a alcançar o marco
A Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa da América Latina, anuncia sua 100ª saída de investimento, sendo o primeiro fundo latino a alcançar o número. Realizada neste mês, a recompra pelos fundadores da startup Hand Talk marcou a centésima saída nos sete anos de operação da gestora. No início de 2022, a Bossanova já havia atingido o marco de mil startups investidas. Hoje, são mais de 1.500 no portfólio. Até o fim do ano, são ainda mais de 20 saídas programadas.
A saída bem-sucedida da Hand Talk, que desenvolve soluções de tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com um múltiplo superior a 10x, mostra o potencial do modelo de investimento focado em early stage e early exit adotado pela Bossanova, ou seja, identificando e apoiando startups promissoras em estágios iniciais e acompanhar seu crescimento até o momento estratégico de saída antecipada. Essa abordagem tem se mostrado altamente eficaz, gerando retornos financeiros expressivos para os investidores e permitindo que a Bossanova reinvista os recursos em novos empreendimentos.
Até o final do ano, a Bossanova tem programado pelo menos mais 20 saídas antecipadas, reforçando o ecossistema empreendedor da América Latina. Segundo Antonio Patrus, diretor financeiro da venture capital, sua abordagem ativa de investimento e o ecossistema de negócios criado, oferecendo suporte estratégico e mentoria às startups do portfólio são divisores de águas. “O sucesso do fundo reflete o potencial empreendedor da região e reforça a importância do suporte estratégico e do investimento para o crescimento e desenvolvimento contínuo das startups”, afirma Patrus.
Histórico com Hand Talk
Vencendo o Demo Day Alagoas, em 2012, a Hand Talk conquistou um investimento inicial de aproximadamente 170 mil reais liderados pelo Investidor Anjo João Kepler. A consagração internacional veio em 2013, quando o aplicativo da Hand Talk foi premiado pela ONU como o melhor app social do mundo, no prêmio WSA-Mobile, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, considerado o Oscar dos aplicativos.
Em 2016, com a fundação da Bossanova Investimentos, Kepler transferiu as suas ações da Hand Talk para a Venture Capital, sendo a primeira startup de impacto social do grupo. Em 2018 a Hand Talk realizou mais uma rodada de investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões, liderada pela Kviv Ventures, com participação da gestora, onde deu o pontapé inicial para sua internacionalização. Atualmente, 25% dos usuários do aplicativo estão utilizando a versão em inglês e Língua de Sinais Americana.