Terceirização surge como uma possibilidade para novos profissionais se estabelecerem na área financeira
O cenário econômico global tem passado por profundas transformações, impulsionando empresas de todos os portes a repensarem suas estratégias de gestão financeira. O Business Process Outsourcing financeiro (BPO) surge justamente como uma oportunidade de mercado crescente e lucrativa para profissionais e empresas que desejam oferecer serviços especializados na área de finanças.
Mesmo com o crescimento do BPO financeiro, uma pesquisa realizada pela Vhsys apontou que 89,5% da sua base de clientes não é adepta a esse tipo de conceito, mostrando que a terceirização de finanças é uma realidade que ainda deve ser abraçada por micro e pequenos empreendedores brasileiros.
De acordo com a Dra. Kélen Abreu, especialista em BPO financeiro, gestão e reestruturação de empresas que já formou mais de 3 mil alunos ao longo dos últimos anos, esses profissionais são responsáveis por atividades como contabilidade, folha de pagamento, gestão de contas a pagar e a receber, além de conciliações bancárias. “A principal vantagem dessa abordagem é permitir que as empresas foquem em seu core business, enquanto especialistas cuidam das complexidades financeiras”, pontua.
Com regulamentações fiscais e contábeis cada vez mais complexas, muitas empresas estão recorrendo ao BPO financeiro para garantir conformidade e eficiência em suas operações financeiras, criando um ambiente favorável para profissionais experientes que desejam ingressar nesse mercado. “No entanto, antes de se aventurar no mundo do BPO financeiro, é essencial adquirir conhecimento sólido em contabilidade, finanças e regulamentações fiscais. Cursos de capacitação são a melhor alternativa para se destacar no universo financeiro”, relata.
Vale lembrar que a especialista é idealizadora de cursos e aulas que já capacitaram milhares de pessoas ao redor do Brasil. “A partir da minha experiência de mais 15 anos na área, desenvolvi treinamentos para que outras pessoas também possam contribuir com a minha missão de diminuir a mortalidade das empresas no Brasil”, declara.
Kélen acredita que boas estratégias de marketing e uma rede de networking robusta são fundamentais para encontrar o sucesso. “Promover seus serviços é crucial para atrair clientes, isso inclui a participação em eventos da indústria, um site profissional bem divulgado e a utilização das redes sociais para construir uma maior presença on-line. A confiança é um elemento-chave em serviços financeiros e construir relacionamentos sólidos com os clientes é um movimento certeiro”, pontua.
Investir em softwares de contabilidade, sistemas de gestão financeira e outras ferramentas tecnológicas também é fundamental para oferecer serviços eficientes e competitivos. “Os avanços da tecnologia têm desempenhado um grande papel no crescimento do BPO financeiro. Ferramentas de automação e análise de dados estão tornando os processos mais eficientes e precisos, aumentando a demanda por serviços especializados que utilizam essas tecnologias”, revela.
O mundo financeiro está em constante evolução. Estar atualizado sobre as mudanças nas regulamentações fiscais e as tendências do mercado possibilitará um serviço mais embasado. “O BPO representa uma oportunidade de mercado promissora para aqueles que têm conhecimento, experiência e vontade de ajudar as empresas a enfrentar os desafios financeiros. Com as habilidades certas e uma abordagem orientada para cada cliente, é possível construir uma carreira de sucesso nesse setor”, finaliza.