Brasilcap patrocina a 10ª edição da Expocatadores 2023, a feira de negócios do cooperativismo solidário

Brasilcap patrocina a 10ª edição da Expocatadores 2023, a feira de negócios do cooperativismo solidário/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O evento sobre gestão de resíduos sólidos e reciclagem começa nesta quarta-feira, 20, e vai até o dia 22, próxima sexta, em Brasília

A 10ª edição da Expocatadores é uma reunião de experiências para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A feira é o principal evento sobre a reciclagem e o melhor reaproveitamento dos resíduos sólidos, a serviço da economia circular. A Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, é uma das patrocinadoras da Expocatadores. A iniciativa vai ao encontro do compromisso da companhia com ações que protegem o meio ambiente, como a reciclagem popular e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

A empresa foi uma das vencedoras, este ano, do Prêmio de Inovação em Seguros da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), por seu projeto “Carbono Neutro”, que compensou cerca de 400 toneladas do resíduo desde a sua fundação em 1995. Para o presidente da Brasilcap, Nelson de Souza, ao apoiar eventos com essa temática, a companhia demonstra sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) listados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A capitalização é um parceiro na transformação da vida dos brasileiros, sobretudo profissionais como os catadores de materiais recicláveis, tão importantes na transição para uma economia mais verde”, afirma Souza.

A feira do cooperativismo solidário começa nesta quarta-feira, 20, e vai até a próxima sexta, 22, na Arena Mané Garrincha, em Brasília. O evento conta com a presença de catadores e catadoras do mundo todo. Nos três dias do evento serão discutidos temas como legislação, normas e políticas públicas, estruturação e desenvolvimento dos negócios

Para o presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha, o evento é um verdadeiro intercâmbio de ideias com o objetivo de impulsionar o avanço sustentável do país. “É um momento de união dos catadores de todo o Brasil, que vão se juntar a lideranças da categoria, representantes de empresas, autoridades públicas, pesquisadores e entidades comprometidas com o meio ambiente”, explica Rocha.

O tema deste ano, “É hora da conta fechar”, é um alerta para o desafio que a categoria enfrenta com a queda nos preços dos materiais recicláveis, e para garantir o fortalecimento do setor como importante agente na preservação do meio ambiente.

O trabalho de reciclagem de lixo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS 12, que trata sobre consumo e produção responsáveis, na Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas (ONU).

Clique aqui para conferir a programação completa e mais informações sobre a Expocatadores 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Falece Luiz Carlos da Silva, o Caburé
Universo do Seguro

Falece Luiz Carlos da Silva, o Caburé

Informação é do site Seguro Gaúcho

Próximo
Conheça os vencedores do “Universo Awards 2023”
Conheça os vencedores do "Universo Awards 2023"

Conheça os vencedores do “Universo Awards 2023”

Votação do Universo Awards 2023, realizada entre os dias 03 e 20 de dezembro,

Veja também