Companhia acaba de ser certificada pela compensação de 848 tCO²e de Gases de Efeito Estufa via créditos de carbono
A Brasilprev, empresa que faz parte da holding BB Seguridade e que é líder e especialista em previdência privada, está engajada em contribuir com a redução das emissões de carbono na atmosfera. A medida, que está atrelada aos compromissos da companhia com as práticas ASG, assumidos em 2022 (detalhes abaixo), já mostra os primeiros resultados. Um deles diz respeito à certificação recebida pela consultoria Sustainable Carbon, por ter compensado 848 tCO²e de Gases de Efeito Estufa (GEE), referentes aos anos de 2019 e 2021.
O projeto selecionado foi o Ituiutaba, localizado em Minas Gerais, criado com o objetivo de substituir a utilização de combustível não renovável (lenha nativa) por biomassas renováveis, como serragem e cavacos de madeira. Iniciado em 2008, o programa de energia renovável tem reduzido as emissões de GEE, promovido ações que beneficiam a comunidade local, e melhorado as condições de trabalho dos funcionários.
“Além do impacto ambiental positivo com a utilização de biomassas renováveis, conseguimos acompanhar os benefícios sociais e econômicos promovidos na comunidade local”, revela o gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Brasilprev, Ivan Kosmack Ribeiro. “Ações como a contratação de mulheres e pessoas com deficiência na administração, a educação ambiental da comunidade por meio de história em quadrinhos e a instalação de purificadores nas chaminés são algumas delas”.
Segundo o executivo, a parceria com o projeto Ituiutaba está completamente alinhada ao propósito da Brasilprev, que é Transformar o jeito como o brasileiro prepara o seu futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável. “A Longevidade é algo presente em nosso dia a dia. As pessoas estão vivendo cada vez mais. Por isso, além de planejar um futuro mais seguro financeiramente, é fundamental garantir também um planeta mais saudável”.
Compromissos da Brasilprev com a agenda ASG
Em 2022, a Brasilprev, cuja área de atuação e DNA estão intimamente relacionados ao futuro, lançou seus compromissos com a sustentabilidade, com metas a serem alcançadas até 2026 e que estão divididos em 05 categorias.
Entre esses compromissos, a companhia, que tem mais de R$ 340 bilhões de ativos sob gestão e carteira superior a 2,5 milhões de clientes em todo o Brasil, revisará sua Política de Investimentos, principalmente com foco nos aspectos climáticos, além de capacitar no mínimo 95% dos seus colaboradores em treinamentos de ética e compliance.
Também pretende impactar 188 mil pessoas por meio de programas de educação financeira, e na área de diversidade, equidade e inclusão, a empresa quer ter ao menos 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e no mínimo 33% do quadro de colaboradores com pessoas pretas e pardas.