BRZ Insurance dá dicas de como as coberturas atuam para proteger sua joia de maneira mais consistente
Joias como anéis de noivado são especiais porque representam o amor, o compromisso e a união entre duas pessoas que se escolheram para compartilhar a vida. Além do valor sentimental, essas joias também têm um valor material, pois são feitas de metais e pedras preciosas que duram muito tempo e têm uma beleza única.
O que fazer, então, para proteger este item tão importante? Além dos cuidados de armazenamento, manutenção e segurança, como guardá-los em caixas adequadas e cofres, é possível incluí-las em apólices de seguros.
Para segurar objetos de adorno preciosos, a melhor escolha é contar com uma apólice apropriada para cada situação. O Personal Property, por exemplo, paga até US$ 1.500,00 (no total) para reembolsar joias roubadas. Já seguros residenciais como Homeowners ou Renters asseguram os bens pessoais, se roubados dentro de casa, porém as coberturas básicas contra roubo do seguro residencial tem limites um pouco baixos, ao se considerar o valor médio de uma aliança de noivado.
“Um anel de noivado hoje em dia tem um valor alto, por isso, ainda que você tenha ganhado de presente, é importante entender o valor do anel para decidir qual cobertura melhor o atenderá”, afirma Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “É importante que o bem passe por uma avaliação técnica para que possa ser corretamente segurado. Se estiver dentro do valor de cobertura do seu seguro residencial, ou do Personal Property, ótimo, não há valor adicional. Caso contrário, existem apólices específicas para proteger objetos com valores altos e significados especiais. Uma apólice de seguro separada para joias geralmente custa de 1% a 2% do valor da jóia”, completa o executivo.
Danos cobertos
Tanto dentro da cobertura de bens pessoais como em uma apólice específica o anel poderá estar coberto dos mesmos perigos e danos que qualquer outro bem pessoal. Incêndios, assaltos, danos causados por mofo, explosões, vandalismo ou danos devido a ventania intensa, dependendo somente da modalidade de risco da apólice contratada, se é de riscos nomeados ou abertos.
Modalidades de reembolso oferecidas pelas seguradoras
Há duas modalidades de reembolso para serem avaliadas na hora de contratar sua apólice: o custo de reposição e o valor real em dinheiro. O custo de reposição é aquele onde o segurado receberá a quantia em dólares necessária para comprar um novo anel. Já o valor real em dinheiro leva em consideração a depreciação e/ou desvalorização do bem para fornecer reembolso com base no valor atual do item.
E se o anel for uma peça única ou uma herança?
Quando a peça a ser segurada é insubstituível e o valor comercial dela é irrelevante perante o valor sentimental ou artístico é importante que o fato seja exposto à seguradora para que o segurado e o agente busquem uma solução personalizada para a situação.
Atualização do anel
Se o anel se tornar mais valioso, por meio de upgrades oferecidos por joalherias, troca da aliança ou ainda com a atualização de pedras e materiais, é necessário que a seguradora seja informada para que haja um upgrade na apólice, tanto no valor quanto na descrição do item, assim evita-se o risco do cliente ter prejuízo.
Seguro de outras peças de joalheria
Sim, é possível segurar quantas joias quiser. A apólice pode incluir, inclusive, relógios, canetas ou outros itens valiosos. Também é permitido adicionar novas peças à apólice. O prêmio aumenta junto com o crescimento do número de peças seguradas. Mas é importante ressaltar a necessidade de inclusão do novo item, sempre com o valor correto, para que não haja nenhuma divergência na hora do reembolso.