Encontro na sede do BTG Pactual recebeu mais de 250 convidados, entre gestores e lideranças empresariais, para conhecer as oportunidades de investimentos no Estado
Em seus quase 200 mil km² de extensão, o Paraná apresenta uma economia diversificada, puxada pela agropecuária e que somada ao papel da indústria, serviço, tecnologia e logística conquistou o quarto lugar entre os estados com o maior PIB do Brasil. A relevância do Paraná é percebida não apenas nos números nacionais, mas também por seus próprios habitantes. De acordo com pesquisa apresentada pela Futura Inteligência, 45,5% dos paranaenses avaliam a economia do Estado como boa ou ótima. Dados esses divulgados, com exclusividade, para os participantes do primeiro BUY PR, evento promovido pela Apex, em parceria com a TM3 Capital, a Invest Paraná e o Governo do Paraná, com o objetivo de fomentar os investimentos no Estado.
O encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (6), na sede do BTG Pactual, contou com a presença dos CEO’s das três empresas unicórnios paranaenses, Olist, MadeiraMadeira e Ebanx, e diretores de grandes empresas do estado, como Positivo Tecnologia, Copel e Gazin, que contaram a história de crescimento de seus negócios em um cenário de inovação dentro do Paraná. Também participaram dos painéis o governador do Estado, Ratinho Junior, e o CEO da Invest Paraná, Eduardo Bekin, que mostraram as potencialidades do Estado para os investidores e gestores de empresas de todo o Brasil.
Durante o encontro foi apresentado o ambiente de negócios paranaense, com a ideia de incentivar as empresas a buscarem, no estado, locais para se instalarem e desenvolverem parcerias. “O BuyPR é um movimento que busca inspirar o desenvolvimento do estado por meio da atração de investimentos e parcerias entre o setor público e privado. No evento, abordamos sobre o destaque do Paraná como um ambiente favorável à geração de negócios – com múltiplas oportunidades para investidores e empreendedores, uma terra de oportunidades”, ressalta Wagner Kronbauer, diretor-executivo da Apex.
O painel do governador do estado foi pautado pelo tema: “Por que o Paraná é um estado atrativo para novos investimentos?”. Ratinho destacou fatores estratégicos que elevaram o Paraná à quarta economia do Brasil e que pesam favoravelmente na tomada de decisão dos investidores. Entre eles, a segurança jurídica para se investir no Paraná, a infraestrutura, logística e mão de obra, bem como a preocupação com a sustentabilidade. “Para nós é uma oportunidade poder apresentar para o Brasil e para o mundo todo o potencial que o Paraná tem, nos mais diversos setores. Temos acompanhado um crescimento significativo em turismo, sustentabilidade, inovação e agronegócio. O paraná oferece muitas oportunidades para investidores que buscam mercados fora do eixo Rio-São Paulo, destaca.
O sócio-fundador da TM3 Capital, Marcel Malczewski, enfatiza que o Paraná está em um excelente momento econômico e que tem percebido mais investidores interessados em saber como está o mercado. “O evento foi muito importante para mostrar a força do Paraná em relação às oportunidades de negócio e desenvolvimento humano. Eu diria que ele foi decisivo para o investidor, e que, com certeza, a resposta foi positiva. Tivemos a oportunidade de entender o patamar que o estado se encontra e as perspectivas futuras tem um ótimo indicativo. Estou muito feliz de participar deste encontro e o BuyPR vem para somar outros eventos internacionais capitaneados pela Invest Paraná que já acontecem tanto no Brasil como em outros países para atrair investimentos para o estado”, ressalta ao anunciar que novas rodadas do encontro acontecerão em 2024, nas cidades de Londrina e Curitiba.
Outro empresário que também falou no BUYPR sobre vantagens de se investir no Paraná foi Jefferson Nogaroli, do Grupo Nogaroli, holding composta por 12 empresas, entre elas a rede de supermercados Amigão, com unidades no interior do Estado. “Um diferencial muito grande do Paraná é a renda da população”. O crescimento do PIB é extremamente importe para a economia do estado, mas não podemos deixar de olhar para renda da população. É ela que faz a economia girar e aumentar a demanda por produtos e serviços. Sem isso, de nada vale o PIB”, avaliou o empresário no evento. Ele também destacou que o ambiente político pode ser um atrativo ou um detrator para investimentos.
Dados exclusivos
Além disso, foram divulgados dados exclusivos da Futura, empresa de pesquisa e inteligência de mercado com mais de 30 anos de atuação em todo o Brasil e mais de 5 mil projetos realizados. A pesquisa abrangeu diversos aspectos econômicos e políticos do Brasil e do Paraná.
Segundo as informações, o PIB do Paraná somou R$ 647 bilhões em 2022, o que representa um crescimento de 1,42% em relação a 2021. A participação do PIB paranaense na economia brasileira atingiu o recorde histórico no ano passado (6,5%) e, com isso, posiciona o Paraná como 4º maior economia do Brasil. Dos setores, serviços (60,7%), indústria (26,1%) e agropecuária (13,2%) são os que tem maior participação. Além disso, o PIB paranaense cresceu 8,66% no primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.
A economia do Paraná, conforme a pesquisa, foi avaliada como ótima ou boa por 45,5% da população paranaense, enquanto a região Sul tem de 25,4% e o Brasil 16,5%. Dados relacionados a educação, saúde, segurança, infraestrutura, energia, saneamento e eficiência da máquina pública, bem como números sobre cooperativas e turismo foram apresentados no evento e, no geral, a maioria das reações são positivas.
Por que BUYPR?
Com uma história rica e uma geografia diversificada, o estado do Paraná é destaque em diversos setores, como no agronegócio, indústria, infraestrutura, mercado imobiliário e tecnologia. Tanto potencial precisa ser melhor divulgado e reconhecido pelo restante do país, em especial por investidores e empresários, por isso, o #BUYPR foi criado: um movimento cujo objetivo é atrair reconhecimento e investimentos nacionais e globais para o Paraná.
Eduardo Bekin, CEO da Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, apresentou durante o evento as vantagens de investir no Paraná. Dentre elas, Bekin enfatizou as potencialidades econômicas, culturais e naturais do estado: “O Paraná é uma terra de oportunidades para investidores e empreendedores, e o BuyPR representa um marco para a promoção do desenvolvimento econômico do Paraná e para a construção de parcerias estratégicas que impulsionarão a economia da região”, projeta Bekin.