92% do setor é formado por micro e pequenas empresas, reforçando a importância de contar com uma solução que ampare em imprevistos
A expectativa por um feriado de Dia das Crianças de bastante calor no Brasil, conforme indica a previsão do tempo, é um elemento para que um dos alimentos preferidos dos pequenos seja o protagonista do dia: o sorvete. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (Abis), existem no país mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos, com faturamento acima de R$ 14 bilhões por ano. Destas, 92% são PMEs, e o segmento que tanto movimenta a economia no país tem grande ampliação em momentos de ondas de calor, feriados e finais de semana.
De acordo com a Abis, o consumo de sorvete no país é de 5 litros per capita por ano, e as vendas do produto devem aumentar em 30% durante a primavera, por conta da onda de calor. Neste contexto, contar com uma solução que cubra danos materiais causados a mercadorias armazenadas em ambientes frigorificados, oferecendo proteção em casos de falha acidental no sistema de refrigeração, vazamento ou perda acidental de substância refrigerante, interrupção no fornecimento de energia elétrica devido a acidente ou falha de motor e despesas necessárias para minimizar os prejuízos cobertos é fundamental. No seguro empresarial da BB Seguros, a cobertura para deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados exerce esse papel.
“Essa cobertura é bastante importante para comércios que tem a refrigeração como base em suas operações, que é o caso das sorveterias”, afirma Emerson Nagata, Superintendente Executivo de Negócios e Soluções em Danos da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “Independentemente do tamanho do negócio, um imprevisto com os equipamentos para armazenamento e manutenção da temperatura ideal do estoque pode impactar severamente no caixa da empresa, com perda de mercadorias e grandes prejuízos financeiros, além de frustrar a experiência dos clientes”, complementa o executivo.
A cobertura para deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados pode ser contratada como extra em todos os planos disponíveis, que são o Essencial, o Prático e o Total. Esses planos trazem como coberturas básicas proteções para outros riscos aos quais um estabelecimento está exposto, como incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, vendaval, granizo, ciclone, roubo ou furto de bens mediante arrombamento, entre outras.
Nestes mesmos planos, há também diversas assistências que contribuem para poupar recursos de manutenção, como encanador, eletricista, desentupidor, limpeza de caixa d’água, de ar condicionado e de calhas, troca de telhas, desinsetização, entre outras; assistências voltadas à instalação de itens que melhoram o espaço físico do comércio, como prateleiras, cubas e torneiras, lustres e spots, tomadas e interruptores, entre outras; e assistências para melhorias na experiência dos clientes no local, como instalação de wi-fi, instalação de fechadura eletrônica, entre outras.
Para mais informações sobre o portfólio de seguros empresariais da BB Seguros, acesse o site.