Quinzena do Seguro

Carnaval 2023: festa deve movimentar R$ 8,18 bi na economia

O carnaval de 2023 deve movimentar R$ 8,18 bilhões em receitas. Caso isso ocorra, as atividades econômicas tradicionalmente envolvidas com o principal evento do setor turístico alcançarão um volume financeiro 26,9% maior que no ano passado. As informações são da estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Apesar do fim das restrições à circulação de turistas impostas nos dois últimos anos, o volume de receitas com o evento em 2023 ainda deverá ficar 3,3% inferior ao registrado em 2020.

Segundo Fabio Bentes, economista da CNC, o motivo para esse acontecimento é devido às diferenças nas condições econômicas de 2020 e 2023. “A gente vive em um período ainda de inflação elevada e isso faz com que o consumidor ou o turista coloque os gastos com lazer em segundo plano para fazer frente às necessidades do dia a dia”, explica o especialista.

Fabio também explica que hoje a taxa média de juros no Brasil é a maior desde 2018. O que acaba impactando na geração de receitas para o setor, pois grande parte dos pagamentos como reservas de hotéis, pacotes turísticos ou compras de passagens são feitas mediante parcelamentos.

Devido à alta nos preços de passagens aéreas e até mesmo de ônibus, o economista acredita que o turismo nas principais cidades onde o carnaval tem um peso importante – como Rio de Janeiro, São Paulo e capitais do Nordeste – vai conseguir um avanço no número de receitas em comparação ao ano de 2021, porém deve continuar abaixo do nível quando comparado à mesma época de 2020.

“Afinal de contas, a crise sanitária ainda é um evento muito recente. Então o consumidor, não por conta de medo de uma nova onda de contaminação, mas por conta das consequências econômicas da pandemia, não anda com bolso tão farto assim para consumir serviços, principalmente durante o carnaval”, completa Fabio.

De acordo com a pesquisa feita pela CNC, a demanda por serviços turísticos deverá implicar na oferta de 24,6 mil vagas temporárias voltadas para o carnaval de 2023. Cozinheiros, auxiliares de cozinha e profissionais de limpeza devem ser as profissões mais demandadas neste ano.

A maior quantidade de vagas temporárias durante o carnaval ocorreu em 2014, quando a data do evento caiu próximo à Copa do Mundo, o que estimulou a contratação de um contingente significativamente elevado de vagas.

Veja Mais:

Carnaval: Bloco Coletivo Filhas da Mãe chama atenção para o cuidado com cuidadores de pessoas com demência
Carnaval: Infraero espera cerca de 838 mil pessoas nos aeroportos

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Prev
Carnaval 2023: fique atento aos cuidados necessários para pegar a estrada neste feriadão

Carnaval 2023: fique atento aos cuidados necessários para pegar a estrada neste feriadão

Após dois anos sem a mais tradicional festa popular do Brasil, os foliões voltam

Next
Medida provisória retoma programa Minha Casa, Minha Vida

Medida provisória retoma programa Minha Casa, Minha Vida

Joédson Alves/Agência Brasil Complexo de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida,

Veja também