Chegou a hora de programar a contratação de temporários para o ano todo

Lucas Santos, Diretor de Gestão da WE CAN BR / Divulgação
Lucas Santos, Diretor de Gestão da WE CAN BR / Divulgação

É possível planejar a partir das datas mais importantes e se antecipar às demandas

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, ter agilidade é critério de sucesso e uma das estratégias adotadas nesse sentido é se antecipar. Nessa época do ano, é preciso planejar as contratações de profissionais temporários para as principais datas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal.

Desde 2019, o número de contratações de trabalhadores temporários no Brasil foi superior a 5,8 milhões, com aumentos significativos ano a ano. Somente para o final de 2022, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) previu a contratação de mais de 109 mil trabalhadores temporários para atender às vendas no varejo. Em 2021, foram 97 mil trabalhadores temporários contratados, no período de festas, 46% a mais do que o registrado no primeiro ano da pandemia, em 2020.

Segundo Lucas Santos, Diretor de Gestão da WE CAN BR, consultoria em Recursos Humanos, que atua há 25 anos com trabalho temporário e recrutamento e seleção, o ideal é programar as contratações ao longo do ano e contar com o suporte de uma consultoria de RH especializada, com uma equipe especializada e focada na busca de candidatos, além de estar capacitada para fazer uma avaliação da demanda e ter um banco adequado de profissionais que atendam ao perfil desejado.

“O trabalho temporário é regulamentado pela lei 6.019, de 3 de janeiro de 1974 e decreto 10.854 de 10 de novembro de 2021, e o suporte de uma consultoria apresenta diversos benefícios, como redução de custos e de encargos sociais previstos em lei, agilidade na realização de recrutamento e seleção de pessoal e administração dos pagamentos. No caso dos profissionais, alguns dos pontos altos de conseguir um trabalho temporário são ganhar experiência para a atuação em sua área de interesse e construir networking ao mostrar dedicação e empenho”, explica.

Para Santos, além de flexibilizar as relações, o trabalho temporário é uma oportunidade para que empresas e candidatos se conheçam e alinhem seus interesses e resultados. “Em especial para os profissionais que chegam ao mercado ainda com pouca experiência, o trabalho temporário é uma porta de entrada importante”, afirma.

O trabalhador temporário é indicado para substituição de profissionais efetivos em casos de cobertura de férias, afastamentos, licenças-maternidade ou para aumento de demandas. O prazo limite do contrato de trabalho temporário é de até 180 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por mais 90 dias. Para a contratação, as consultorias de trabalho temporário são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho.

“O profissional tem direito a Carteira de Trabalho assinada, remuneração equivalente aos ganhos de profissionais efetivos do tomador do serviço, férias proporcionais, FGTS, benefícios e serviços da Previdência Social e 13º proporcional. O temporário não tem direito à multa de 40% do FGTS, aviso prévio e seguro-desemprego”, esclarece Santos.

Com sua atuação nacional, a WE CAN BR já contratou mais de 170 mil profissionais. “Temos um negócio sólido, com abrangência nacional e sem área limitada, totalmente digitalizado e automatizado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
É possível adquirir bens de alto valor economizando?
É possível adquirir bens de alto valor economizando? / Foto: Tim Douglas / Pexels

É possível adquirir bens de alto valor economizando?

Confira artigo de João Victorino, administrador de empresas e especialista em

Next
Tecnologia via satélite aumenta eficiência nutricional do pasto e gera benefícios na produção de leite
Tecnologia via satélite aumenta eficiência nutricional do pasto e gera benefícios na produção de leite / Foto: Kat Smith / Pexels

Tecnologia via satélite aumenta eficiência nutricional do pasto e gera benefícios na produção de leite

Os produtores rurais Adosmiro Chaves e Neila Nobre contam sobre as melhorias

You May Also Like