Material contempla a importância da confiança nas relações profissionais, o impacto da quebra de um vínculo e como desenvolver uma cultura positiva nesse sentido
A Cia de Talentos, maior consultoria de educação para carreira da América Latina, lançou nesta quarta-feira (6) um e-book exclusivo sobre cultura de confiança no ambiente corporativo. O conteúdo digital destaca que o resultado da confiança é uma performance de sucesso, de modo que desenvolver e fortalecer um cenário que proporcione essa segurança está ao alcance de toda organização.
O material é um guia para as empresas que buscam construir diretrizes sólidas de confiabilidade em suas organizações. As causas da crise de confiança global, que impactam nos índices de satisfação pessoal e profissional, são pontuadas ao longo do E-book, que, ainda, oferece dados recentes e insights valiosos para que as lideranças possam reverter este cenário e fomentar um ambiente de trabalho em que a comunicação e o bem-estar sejam pilares em todas as relações.
Segundo o e-book, fortalecer a confiabilidade entre pares e líderes é fundamental para o desenvolvimento das demandas diárias. De acordo com o neuroeconomista Paul J. Zak, este recurso é primordial para a eficiência e disposição no trabalho: pessoas colaboradoras que estão imersas em um local de atuação seguro e confiável, demonstram mais de 100% de energia, 75% mais engajamento no trabalho e indicadores de 50% em produtividade, em comparação com indivíduos que não vivenciam tais características no mesmo ambiente.
“Para além de um sentimento de segurança e respeito em relação às pessoas com quem se mantém relações de amizade e trabalho, a confiança é uma forma de melhorar as relações humanas e permitir que as equipes se sintam confortáveis dentro das próprias potencialidades e, também, vulnerabilidades. É essa abertura que viabiliza a construção de conexões verdadeiras e trocas profissionais de sucesso” explica Danilca Galdini, diretora de Insights na Cia de Talentos.
Especialmente após a pandemia, não apenas as relações pessoais foram afetadas pela desconfiança generalizada, mas o mundo corporativo sentiu as mudanças nesse aspecto. Na edição de 2024 da pesquisa Carreira dos Sonhos, o cenário de instabilidade nas empresas ficou evidente. A falta de confiança se tornou mais expressiva entre 2018 e 2024: na edição deste ano, 44% das pessoas destacaram que não concordam que a gestão direta conduz bem os processos de mudança. Soma-se a esse dado o impacto que a incerteza gera nos demais núcleos e cenários do trabalho.
“Utilizando o público jovem como ponto de análise, percebemos que se este grupo confia pouco na gestão direta, a tendência é que seu tempo de permanência na empresa seja menor”, pontua a especialista.
Como solução para este problema, é importante que os líderes das empresas sejam também bons gestores na condução de mudanças. Ainda segundo a pesquisa de 2024, 73% dos jovens que consideram que sua liderança faz uma boa gestão da mudança, terminam o dia com sensação de realização. Ao passo em que esse número cai para 38% entre os jovens que afirmam que a liderança não conduz bem o processo de mudança.
Os dados revelam um cenário desafiador sobre o futuro do trabalho. “A diminuição da crença entre equipes impacta diretamente no negócio: quando não há confiança, menos parcerias são feitas, menos inovação é realizada e menos crescimento acontece. Posteriormente, esses fatores resultam na evasão de talentos. Por isso, os dados apresentados no E-book merecem atenção, uma vez que afetam, de forma bastante literal, um dos grandes pilares de qualquer organização: o capital humano” conclui Danilca.
No conteúdo apresentado no E-book Cultura de Confiança é possível encontrar insights sobre como transformar o ambiente de trabalho e reverter a tendência global da crise de confiança; para as empresas e pessoas físicas que se interessem no tema, o material já está disponível por meio deste link.