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CNP Assurances renova apoio ao projeto Conexão Amazônia Grupo

Foto: Divulgação
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Grupo segurador vai investir mais R$ 2,5 milhões em nova fase do programa de capacitação de famílias e preservação da floresta

A CNP Assurances acaba de renovar o apoio ao projeto Conexão Amazônia. O projeto realizado em parceria com o Idesam e patrocinado por duas marcas da CNP Assurances no Brasil (Holding CNP Latam e CNP Seguradora) teve um primeiro ano como piloto, e diante dos bons resultados entra em uma segunda etapa. O novo ciclo terá início ainda neste mês de junho e duração de um ano — com um novo investimento de R$ 2,5 milhões.

A renovação foi anunciada durante o Fórum Empresarial, em Paris, no dia 6 de junho de 2025, organizado na ocasião da viagem de estado do presidente Lula à França, e na presença do ministro francês do comércio exterior, Laurent Saint-Martin, e do secretário-executivo do ministério brasileiro da indústria, Márcio Fernando Elias Rosa.

“O primeiro ano de projeto teve resultados excelentes, tanto na capacitação das famílias como na geração de cadeias de valor para as comunidades da região, e isso se reflete diretamente em preservação da floresta”, afirma François Tritz, CEO da CNP Seguradora. “Partimos do princípio de que a preservação da floresta amazônica passa por criar oportunidades de empreendimento e renda e por oferecer soluções para a população local”, completa.

Modelo de impacto positivo para a região amazônica

Lançado em fase piloto em 2024, o projeto impactou positivamente 500 famílias da região, promovendo o empreendedorismo sustentável por meio da produção de óleos e manteigas vegetais da Amazônia, extrativismo de matéria prima da sociobiodiversidade e produção de objetos de madeira com origem legal e certificação internacional. Com o apoio da CNP Seguradora, também foram plantadas mais de sete mil árvores, contribuindo para a recuperação de áreas desflorestadas.

“A meta agora é ampliar o impacto para 550 famílias de comunidades locais e aumentar a área de floresta conservada para 2,5 milhões de hectares”, projeta François. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Idesam e outras organizações da sociedade civil, alinha-se à agenda global de transição ecológica e valorização da biodiversidade.

Segundo Maximiliano Villanueva, CEO da CNP Assurances para a América Latina, a renovação do apoio ao projeto reforça a coerência entre a visão global do grupo e suas ações concretas nos territórios em que atua.

“Nosso investimento na Amazônia está em total sintonia com o propósito da CNP Assurances: proteger as pessoas e contribuir para uma sociedade mais solidária e sustentável. O Conexão Amazônia representa, na prática, o tipo de transformação positiva que buscamos impulsionar na América Latina, conectando impacto ambiental, inclusão produtiva e desenvolvimento de longo prazo”, explica Maximiliano.

Resultados concretos

Ao longo de seu primeiro ano, o Conexão Amazônia obteve resultados expressivos. Foram gerados R$ 2,1 milhões em comercialização de produtos das organizações sociais participantes — mais que o dobro da meta inicialmente estipulada, beneficiando as famílias envolvidas.

A iniciativa também proporcionou formação técnica e capacitação para 228 pessoas em atividades produtivas sustentáveis. Além disso, o projeto alcançou a marca de dois milhões de hectares de florestas conservadas — uma área equivalente ao território de países como a Eslovênia ou El Salvador.

No primeiro trimestre de 2025, o projeto intensificou suas ações em territórios como Apuí, Lábrea, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Tapauá, promovendo, em parceria com organizações locais, assessorias técnicas, capacitações em gestão produtiva e apoio à comercialização de produtos sustentáveis. Foram elaborados também Planos de Desenvolvimento Organizacional junto às associações para fortalecer a gestão administrativa.

Paralelamente, o projeto avançou na estruturação de sua frente comercial, com o desenvolvimento de uma estratégia robusta de vendas e marketing, em parceria com consultorias especializadas e com o fortalecimento da empresa de base comunitária Inatú Amazônia®.

“A parceria entre o grupo CNP Assurances, Idesam e organizações sociais gerou importantes avanços nas redes de valor sustentáveis que apoiam a conservação de florestas no Amazonas. Com a renovação da parceria, buscamos aumentar o número de organizações sociais e famílias participando do projeto e uma maior autonomia das redes de valor sustentáveis”, afirma André Vianna, diretor técnico do Idesam.

A renovação do Conexão Amazônia reforça o compromisso da CNP Assurances com a preservação ambiental e faz parte de um conjunto de ações das empresas do grupo para dar relevância ao debate de sustentabilidade, ainda mais no contexto da COP 30, que ocorrerá em Belém, de 10 a 21 de novembro de 2025, colocando a Amazônia no centro das atenções globais.

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