Bradesco Seguros

CNseg apresenta projetos do setor segurador para mitigação de riscos climáticos à ministra Marina Silva

CNseg apresenta projetos do setor segurador para mitigação de riscos climáticos à ministra Marina Silva / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O setor segurador pode ser um importante aliado do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) no enfrentamento e mitigação dos riscos climáticos, afirmou a ministra Marina Silva em reunião nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, em Brasília, com o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira.

Na reunião, entre os temas apresentados pela CNseg, Dyogo destacou os estudos que a Confederação está realizando para melhorar o banco de dados sobre localidades onde os incidentes climáticos se dão com mais frequência, além da proposta encabeçada pelo setor de um seguro social contra catástrofe.

“A gente já tem capacidade de criar esse conhecimento, incorporar essas análises e continuar oferecendo o seguro para todo o país. Mas temos que trabalhar muito o conhecimento sobre os incidentes que acontecem no país. Além disso, o setor é importante e pode ser uma parte da solução [para mitigação climática]. Inclusive, estamos com uma proposta política dentro da agenda do seguro social de catástrofes. O Brasil hoje tem uma reação às catástrofes bastante frágil, bem debilitada e cara, e ao final não atende as pessoas, não atende a infraestrutura e não resolve o problema”, afirmou.

Para a ministra, o governo federal vem dialogando com diversos atores do setor produtivo para somar esforços para diminuição dos frequentes problemas causados pelas mudanças climáticas. Segundo Marina Silva, iniciativas como as apresentadas pelo setor segurador podem auxiliar, haja vista que a Pasta vem trabalhando para a criação de um novo marco legal para emergência climática, que deve reunir diversos esforços interinstitucionais para mapear regiões que são frequentemente atingidas por incidentes climáticos.

Na reunião, que contou com a presença do secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, também estiveram presentes o diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, o diretor interino de Sustentabilidade, Alexandre Leal e do superintendente executivo de Gabinete, Gustavo Brum e demais representantes do gabinete ministerial.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

COP 30

Durante o encontro também houve espaço para a apresentar à ministra as iniciativas da CNseg durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, onde foi apresentada a “Casa do Seguro”, que será instalada em Belém (PA).

O projeto inovador faz parte da estratégia da CNseg de posicionar o setor como um ator fundamental na busca de soluções para os problemas relacionados ao clima. A Casa promoverá a conexão empresarial do mercado de seguros com outros setores econômicos e será um ponto de convergência para discussões sobre o papel do mercado segurador na gestão de riscos climáticos e no financiamento de iniciativas sustentáveis e conectará agentes públicos, privados e da sociedade civil.

Total
0
Shares
Anterior
Alper Seguros inaugura primeira filial em Santa Catarina e expande atuação na região
Alper Seguros inaugura sua primeira filial no Centro-Oeste / Foto: Divulgação

Alper Seguros inaugura primeira filial em Santa Catarina e expande atuação na região

A nova unidade em Chapecó marca expansão estratégica da companhia no Sul do país

Próximo
Allianz Risk Barometer: Ameaça cibernética e mudanças climáticas são os principais riscos para os negócios em 2025
Eu preciso ter um seguro de cyber? / Foto: Fábio Lucas / Unsplash Images

Allianz Risk Barometer: Ameaça cibernética e mudanças climáticas são os principais riscos para os negócios em 2025

Incidentes cibernéticos ficam no topo pelo 3º ano consecutivo com 38% das

Veja também