MAPFRE

CNseg destaca importância das soluções da DISERV e da colaboração e troca de informação entre as associadas na 3ª edição do Conexão Corporativa

No púlpito, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira
No púlpito, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira

A 3ª edição do Conexão Corporativa, realizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), no dia 27 de agosto, em São Paulo, reuniu especialistas e líderes do setor segurador para debater o papel estratégico da troca de informação, da tecnologia e da governança no desenvolvimento do mercado de seguros. O encontro teve como eixo principal a apresentação das soluções tecnológicas oferecidas pela Diretoria de Serviços às Associadas da CNseg, que já se consolidaram como instrumentos fundamentais para a operação das seguradoras e na prevenção e combate à fraude.

Na abertura, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, ressaltou que o setor vive um momento de forte aceleração tecnológica, impulsionado pela inteligência artificial. Ele destacou a necessidade de incorporar rapidamente essas inovações e lembrou que a indústria de seguros é, essencialmente, uma indústria de dados.

O diretor de Serviços às Associadas (DISERV) da CNseg, André Vasco, reforçou que mais de cem seguradoras já utilizam as soluções da Confederação, que devem registrar cerca de 200 milhões de acessos em 2025. “Nosso compromisso é entregar um serviço de qualidade e ficar ainda mais próximo das seguradoras associadas. É por isso que dizemos: Soluções criadas para seguradoras, com as seguradoras”, afirmou.

Painel Auto: dados como diferencial competitivo

No primeiro painel, o presidente do Conselho Diretor da CNseg, Roberto Santos, e o diretor-presidente da Bradesco Auto/RE e presidente da FenSeg, Ney Ferraz Dias, abordaram o impacto da digitalização no seguro de automóveis. Ambos ressaltaram como a adoção de ferramentas de análise de dados e serviços compartilhados permite precificação mais justa, prevenção de irregularidades e melhor experiência ao cliente.

Os palestrantes destacaram o papel dos produtos da DISERV, que auxiliam em toda cadeia de valor das seguradoras. Também ressaltaram o valor da governança dos serviços da CNseg, que garante confiabilidade e padronização para todo o setor.

Inteligência coletiva contra fraudes

Na sequência, Fábio Korb, gerente de Gestão de Fraudes da Tokio Marine e presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Fraudes da FenSeg, apresentou a atuação conjunta da comissão com a CNseg. Ele destacou que a troca de informações entre as companhias e o uso da inteligência antifraude da DISERV já resultaram em alertas ao mercado, investigações conjuntas e denúncias-crime, fortalecendo a proteção do setor.

Vida, Previdência e Saúde: novos caminhos

O segundo painel reuniu o vice-presidente de Operações da Prudential Felipe Votto, e o AVP de Operações da MetLife Brasil, Marco Bandeira, moderados por André Vasco. Eles discutiram como o uso estratégico de dados e os serviços disponibilizados pela CNseg podem transformar a operação dos seguros de pessoas.

Foram apresentados serviços para prevenir e combater fraudes e aprimorar processos de análise e subscrição de risco no setor. Os palestrantes também ressaltaram a importância da jornada digital e da interoperabilidade de sistemas, reforçando que a colaboração entre seguradoras, com apoio da CNseg, é o caminho para democratizar o acesso ao seguro e ampliar a proteção da sociedade.

Tecnologia em perspectiva

Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação de Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company e referência nacional em inovação. Meira destacou os impactos sociais, políticos e econômicos da transformação digital e mostrou como a inteligência artificial está acelerando de forma inédita a evolução tecnológica em diversas áreas, incluindo o setor de seguros. Sua fala trouxe reflexões sobre o futuro do trabalho, a importância da definição de objetivos humanos diante da autonomia crescente das máquinas e a necessidade de o mercado brasileiro assumir papel ativo nesse processo.

Encerramento

Ao longo de toda a programação, ficou clara a relevância dos serviços da DISERV para fortalecer a competitividade do setor. Governança, confiabilidade, prevenção de fraudes e suporte regulatório foram apontados como pilares dessa estrutura.

“A colaboração e a confiança nos serviços da CNseg são essenciais para o crescimento sustentável do mercado de seguros”, resumiu André Vasco, encerrando o encontro.

Total
0
Shares
Anterior
Bradesco Saúde promoverá live com corretores para lançamento de campanha de vendas com foco no SPG
macbook pro displaying group of people

Bradesco Saúde promoverá live com corretores para lançamento de campanha de vendas com foco no SPG

Evento online, no dia 3 de setembro, vai apresentar condições exclusivas para

Próximo
Quem se planeja para a Copa do Mundo 2026 precisa considerar o seguro viagem

Quem se planeja para a Copa do Mundo 2026 precisa considerar o seguro viagem

Custos médicos na América do Norte são extremamente altos

Veja também