A entidade recebeu nota 10 nas previsões da taxa Selic
Pela segunda vez em um ano, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) foi citada no ranking Top 5 do Banco Central (BC). Depois de ficar em primeiro lugar nas previsões para o IPCA-15 (IPCA considerando preços de 15 dias) de médio prazo para o 2º trimestre de 2023, a entidade recebeu nota 10 nas estimativas da taxa Selic para dezembro do ano passado. A nota máxima se deve ao acerto na previsão do resultado da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a entidade estimou o corte de 0,50% na Selic, passando de 12,25% para 11,75%.
Estar entre as instituições com nota máxima no Sistema de Expectativas do Banco Central do Brasil é um marco importante para a CNseg, que entrou para o grupo em novembro de 2022, pois mostra a seriedade reconhecimento das estimativas que regem o setor segurador.
Sobre o ranking
O Banco Central, mensalmente, divulga rankings Top 5 de curto prazo, enquanto, trimestralmente, são divulgados rankings Top 5 de médio prazo. O ranking objetiva destacar a capacidade preditiva dos participantes da pesquisa e reconhecer seu esforço analítico. Essas projeções são avaliadas tanto nas reuniões do Copom (que decidem a taxa Selic) quanto constam no Relatório Focus, a pesquisa semanal do BC divulgada todas as segundas-feiras.