Grupo Exalt

Colegiados de direito penal mantêm produtividade elevada no primeiro semestre

Universo do Seguro

Os três colegiados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) especializados em direito penal divulgaram o balanço estatístico referente ao primeiro semestre de 2022. Apesar dos desafios ainda enfrentados na atividade jurisdicional em virtude da pandemia da Covid-19, os órgãos julgadores conseguiram manter números expressivos de produtividade.

Terceira Seção

Nos primeiros seis meses do ano, a Terceira Seção recebeu 847 processos e baixou 901. Foram 1.229 processos julgados – 969 de forma monocrática e 260 em sessão.

Após anunciar os números, o presidente da Terceira Seção, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, agradeceu o trabalho e o apoio de todos os ministros, servidores, membros do Ministério Público e advogados. "Nós desejamos um recesso muito bom, com novas perspectivas; que tenhamos novamente disposição para que, em agosto, estejamos aqui, cumprindo nosso papel como juízes do Tribunal da Cidadania", declarou.

Quinta Turma

Na Quinta Turma, 26.185 processos foram distribuídos e 28.649, baixados. Ao todo, 37.750 processos foram julgados nos primeiros seis meses do ano, sendo 29.934 em decisões monocráticas e outros 7.816 em sessão.

O presidente da Quinta Turma, ministro Joel Ilan Paciornik, ressaltou que os casos julgados pela turma no semestre superam, de forma expressiva, o número de processos distribuídos. "Esse resultado não seria possível sem o trabalho dos ministros e dos servidores", afirmou.

Os ministros Felix Fischer, João Otávio de Noronha, Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas também integram o colegiado. Na licença médica do ministro Fischer, o desembargador Jesuíno Rissato foi convocado para participar do órgão julgador.

Sexta Turma

A Sexta Turma recebeu 26.125 processos e baixou 28.762, mostrando redução no acervo processual. O colegiado julgou 35.816 processos, 28.773 de forma monocrática e 7.043 em sessão.

A presidente do colegiado, ministra Laurita Vaz, destacou a harmonia entre os membros da turma e o empenho de todos para aperfeiçoar a atividade jurisdicional. "Os expressivos números certificam a labuta diária e incansável de todos que se dedicam ao trabalho nesta corte", declarou.

Além da ministra Laurita, compõem a turma os ministros Sebastião Reis Júnior, Rogerio Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiro, e o desembargador convocado Olindo Menezes.

Total
0
Shares
Anterior
Em dois anos, acordo de cooperação STJ/AGU otimiza tramitação processual e evita 620 mil novos recursos
Universo do Seguro

Em dois anos, acordo de cooperação STJ/AGU otimiza tramitação processual e evita 620 mil novos recursos

Principal ação voltada para a redução do volume de processos no Superior

Próximo
Órgãos julgadores especializados em direito privado apresentam dados do primeiro semestre
Universo do Seguro

Órgãos julgadores especializados em direito privado apresentam dados do primeiro semestre

Os órgãos julgadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) especializados em

Veja também