Especialistas apontam que, além do seguro, empresas também precisam realizar manutenções preventivas
Em 2022, 23% das empresas brasileiras sofreram perdas financeiras e decorrências de ataques de hackers, segundo pesquisa anual realizada pela empresa de segurança Proofponit. O levantamento também identificou que 58% das firmas sofreram uma tentativa de ransomware, ou seja, os criminosos impedem que a vítima tenha acesso a dados nos sistemas afetados e cobram um pagamento para a liberação.
Diante desse cenário, os empresários estão cada vez mais preocupados com a proteção de seus bancos de dados e têm contratado o seguro contra riscos cibernéticos. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), entre os meses de janeiro e junho, a modalidade acumulou cerca de R$ 98,12 milhões, o que representa um crescimento de 27,2%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O seguro de Responsabilidade Civil Cibernética oferece cobertura caso um terceiro busque indenização à empresa segurada em determinadas situações.
Violação de informações pessoais e corporativas; ato, erro ou omissão na segurança de dados, lucros cessantes; despesas para a substituição de equipamento digital; e multas são alguns dos casos que o seguro oferece proteção. Segundo Luiz Carlos Gama Pinto, Diretor Executivo da Corretora de Seguros Bancorbrás, o cliente também tem a opção de complementar a apólice com coberturas especiais, como: pagamento de qualquer perda por extorsão sofrida pelo segurado, como resultado de ameaça de segurança; indenização em caso de distribuição de material que resulte em uma infração de direitos autorais; e cobertura para lucro que teria sido obtido e despesas operacionais em caso de falha de segurança que tenha causado interrupção ou suspensão dos negócios. “Tudo isso é um meio de a empresa se proteger caso algum ataque cibernético aconteça”, afirma.
Mais proteção
Especialistas apontam que, além do seguro, as empresas também precisam realizar manutenções preventivas a fim de evitar ataques que violem os dados dos colaboradores e clientes. Atualização de software, controle de acessos e auditorias nos mais variados níveis são algumas das ações que ajudam a garantir um pouco de tranquilidade e uma proteção ainda maior das informações da empresa. “São formas de evitar possíveis prejuízos financeiros e impacto na credibilidade do negócio”, comenta Luiz.
A Corretora de Seguros Bancorbrás oferece diversos produtos que se adequam às necessidades de cada cliente. Para mais informações sobre os produtos, basta ligar para 0800 7070 020 ou acessar o site.