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Com apoio da Sensedia, VR acelera jornada de APIs e Omnichannel

Com apoio da Sensedia, VR acelera jornada de APIs e Omnichannel / Foto: Alexander Suhorucov / Pexels
Foto: Alexander Suhorucov / Pexels

VR integra diversos canais e inova operação com o uso de APIs; Empresa amplia portfólio para melhorar a experiência dos consumidores

Em parceria com a Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia especialista em APIs, a VR está impulsionando sua transformação digital ao remodelar seu aplicativo, agregando um ecossistema de soluções personalizadas a seu portfólio, incluindo o VR Refeição, VR Alimentação, além de diversas outras soluções de nutrição, mobilidade, programas de fidelidade, super aplicativo e serviços financeiros para empregadores e estabelecimentos comerciais.

Para a VR, um dos diferenciais da Sensedia nesse projeto é sua parceria com a AWS (Amazon Web Services), que funciona como uma habilitadora de iniciativas digitais por meio das APIs (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicação). Com isso, a empresa consegue agregar mais valor e agilidade aos clientes, oferecendo serviços de conectividade de diversas formas. Na prática, isso significa que a companhia, habilitou capacidades de conectividade, segurança, processamento e escalabilidade necessários para fornecer agilidade na integração com os parceiros de negócio.

Não é de hoje que a VR está comprometida com a inovação – sua parceria com a Sensedia começou em 2018. A empresa segue investindo em tecnologia para proporcionar, cada vez mais, a melhor experiência aos seus mais de 4 milhões de trabalhadores que fazem parte da base de clientes e estão espalhados em território nacional. Para Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos e Plataformas da VR, a Sensedia foi escolhida nessa jornada de inovação devido a sua expertise em tornar os negócios cada vez mais digitais, conectados e abertos. “A expectativa é avançar cada vez mais com integração via APIs, incluindo novas jornadas e possibilitando assim uma experiência cada vez mais flexível e aberta, permitindo que a empresa consiga atender cada vez mais rápido às inovações e oportunidades de parcerias futuras”, afirma o executivo.

Jornada omnichannel

A atuação da Sensedia como hub de inovação possibilitou que a VR conseguisse acelerar sua estratégia de transformação digital para a jornada omnichannel, porque integrou diversos canais de entrada, como Facebook, WhatsApp, URA e Chatbot, e permitiu que trabalhadores e empresários pudessem verificar saldos, tirar extratos, e abrir e acompanhar seus chamados. Outros resultados alcançados pela estratégia de jornada omnichannel é a capacidade de adquirir e vender os produtos da VR de maneira mais assertiva e eficiente, além de conectar parceiros de forma mais ágil, garantindo uma padronização no modelo de negócio da empresa, e levando compreensão e atendimento mais rápido às demandas e movimentos do mercado.

Alguns outros benefícios incluem: mais facilidade para o processo de onboarding de parceiros, garantir e compartilhar as boas práticas de desenvolvimento e governança das APIs, utilização de API team exclusiva para atender às necessidades das equipes, facilidade da integração de canais parceiros por meio da Plataforma da Sensedia e aumento na segurança e governança de dados, uma vez que todo fluxo de entrada e saída é feito por meio da Plataforma.

O futuro do projeto

A atuação da Sensedia sempre projetou garantir os padrões estabelecidos não apenas pela própria equipe, como também pela VR, para que seja possível certificar de que os contratos das APIs alcancem os melhores padrões de mercado, além de possibilitar a comunicação utilizando o modelo canônico (uniforme), com os fornecedores e parceiros integrando-se com as APIs da VR, e resultando em um crescimento estruturado como BenaaS (Benefit as a Service – conceito para tornar a VR uma plataforma de soluções de Benéficos para o mercado).

As APIs da VR sempre tiveram uma governança estabelecida em parceria com a Sensedia, em que cada processo, seja de exposição de API ou criação de app, por exemplo, foi estruturado e documentado minuciosamente na ferramenta interna da própria VR. Após a definição dos padrões de governança, o compartilhamento de boas práticas entre as diversas equipes de desenvolvimento, facilita a jornada de onboarding e engajamento de parceiros.

Segundo Fábio Rosato, diretor de Solução da Sensedia, as APIs foram criadas levando em consideração a aceleração na entrada e uso das informações da VR. Mas, além de criar estas APIs para uso, é essencial disponibilizá-las em um canal de onboarding ágil, como o Portal do Desenvolvedor. O API Gateway é o hub de integração que centraliza a gestão, facilita o monitoramento e observabilidade de todos os canais, assim como o garante controle de chaves de acesso às APIs aos produtos digitais da VR.

“Desde o início do projeto, otimizamos a operação com o uso de APIs, participando ativamente de toda a jornada de transformação digital da VR, de ponta a ponta. Além de contabilizarmos o uso de APIs, essa participação evidenciou outros resultados positivos aos usuários da plataforma, com o aumento no engajamento dos comerciantes e na liderança de novos clientes, fortalecendo cada vez mais o relacionamento entre eles”, finaliza Fábio.

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