Localizado próximo aos portos de Antuérpia e Roterdã, assim como o aeroporto internacional de Bruxelas e principais rodovias para Alemanha, França e Holanda, ele é um hub estratégico para entregas de pedidos na Europa Ocidental, Oriental, Oriente Médio e Norte da África
A DRiV, divisão global no mercado de reposição automotiva do grupo Tenneco, inaugurou um novo sistema de transporte, separação, embalagem e remessa de peças em seu centro logístico de Willebroek, na Bélgica.
Totalmente automatizado, esse sistema oferece um ganho substancial de eficiência e agilidade no atendimento dos pedidos recebidos pela empresa, permitindo a entrega ao cliente mais rapidamente.
Com investimentos de US$ 12 milhões, essa atualização permite a seleção de 60% dos pedidos, sendo sete vezes mais rápida comparado ao processo manual tradicional. O sistema possui dois corredores com profundidade tripla, contendo 55 mil locais de armazenamento. A movimentação dos produtos entre as áreas ocorre por meio de 54 veículos autônomos e quatro elevadores capazes de movimentar 1.170 linhas de ciclo duplo por hora, tanto de entrada quanto de saída de produtos. Além disso, a precisão da coleta é aumentada por meio de estações “pick to light”, que guiam os veículos até o local exato de cada peça e sensores automáticos de peso e pistas de rejeição.
Diante disso, o tempo de ciclo de entrega do produto selecionado até a sua remessa é reduzido pela metade, usando vias de embalagem totalmente automatizadas para os tipos de caixa usados com mais frequência. Essas pistas inserem documentos automaticamente, protegem o conteúdo, cortam a caixa na altura, fecham e aplicam etiquetas.
“O investimento em automação avançada reflete o crescimento da DRiV e o nosso compromisso contínuo em fornecer um nível de serviço atrelado às expectativas de excelência dos nossos clientes”, afirma Audrey Harling, vice-presidente do grupo e gerente geral da DRiV para a Europa. “Isso aumenta ainda mais nossa capacidade de oferecer suporte para soluções de e-commerce e oferece oportunidades adicionais de desenvolvimento de negócios para nossos clientes que atuam no varejo on e offline. Como os pedidos de comércio eletrônico geralmente têm poucas unidades por linha de separação, a automação torna os custos de logística mais acessíveis, complementa.”