Quinzena do Seguro

Comissão apresenta em novembro Plano Nacional de Combate ao Câncer

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - As ações de enfrentamento ao mieloma múltiplo no Brasil. Dep. Silvia Cristina PL - RO
Silvia Cristina quer a redução da idade mínima para a realização de mamografias

A relatora da Comissão Especial de Combate ao Câncer, deputada Silvia Cristina (PL-RO), disse que vai apresentar o Plano Nacional de Combate ao Câncer no dia 8 de novembro após pouco mais de um ano de trabalho do colegiado. Em relação ao câncer de mama, uma das ações, segundo ela, é garantir a prevenção para mulheres que vivem longe dos centros de tratamento.

Neste mês, vários países do mundo e o Brasil fazem campanhas sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama no chamado “Outubro Rosa”. A deputada também afirmou que é importante reduzir a idade mínima que o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza para a realização dos exames de mamografia, que é de 40 anos. Silvia Cristina foi diagnosticada com 32 anos e lembra que a descoberta do câncer em um estágio avançado pode ser mais traumática.

“Porque mutila. Eu mesma fui mutilada. Fiquei dez anos sem me olhar no espelho devido à mastectomia total. Então para uma mulher que sabe que vai ficar sem amamentar pelo resto da vida, é um trauma grande. Então o período do Outubro Rosa, aquele de reflexão, mas que tem que ser lembrado todos os dias; realmente é muito importante para todas nós mulheres porque é o que mais acomete todas nós”, disse a deputada.

Durante todo o mês de outubro, as cúpulas do Congresso Nacional terão iluminação especial na cor rosa para lembrar o mês de combate ao câncer de mama. No dia 11 de outubro, será realizado o seminário “Desafios e possibilidades para o câncer de mama no Brasil”, e, no dia 18, um debate sobre a situação da doença pós-pandemia de Covid-19.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Prev
O TEMPO E A TEMPERATURA: Chuva continua em boa parte da região Centro-Oeste nesta quinta-feira (6)

O TEMPO E A TEMPERATURA: Chuva continua em boa parte da região Centro-Oeste nesta quinta-feira (6)

Nesta quinta-feira (6), o céu fica com muitas nuvens e possibilidade de chuva e

Next
Deputados analisam duas medidas provisórias nesta quarta-feira; acompanhe

Deputados analisam duas medidas provisórias nesta quarta-feira; acompanhe

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados Sessão deliberativa do Plenário da Câmara dos

Veja também