Bradesco Seguros

Comissão aprova criação de banco de dados nacional de produção científica

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Proteção de jovens contra o assédio e abuso sexual no esporte. Dep. Roberto Alves REPUBLICANOS-SP
Para Alves, falta de um banco de dados nacional gera dispersão de conteúdos

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o projeto do deputado Mário Heringer (PDT-MG) que cria o Sistema Brasileiro de Inventário Científico (SBIC), uma plataforma nacional, aberta à consulta pública e gratuita na internet, que vai centralizar os dados sobre a produção científica brasileira.

O SBIC será formado por dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio de convênio, também poderão participar outras instituições públicas e privadas de ensino superior, agências de fomento e centros de pesquisa autônomos.

O Projeto de Lei 2690/19 foi aprovado com parecer favorável do relator, deputado Roberto Alves (Republicanos-SP). Ele apresentou um substitutivo que faz uma única alteração no texto original, para determinar que os dados que compõem o SBIC deverão ser atualizados com periodicidade não superior a dois anos.

Dispersão
Alves afirmou que a criação da plataforma vai suprir uma lacuna na legislação. Hoje, segundo ele, a falta de um banco de dados nacional de pesquisas gera dispersão de conteúdos. “Tal situação torna opacos e de difícil localização e utilização trabalhos e dados de pesquisa que são relevantes para o desenvolvimento e economia nacionais”, disse Alves.

“A proposta vem em boa hora para fazer com que as pesquisas estejam disponíveis a um clique, em uma plataforma que promova e unifique os dados e que, ao mesmo tempo, seja pública, acessível e gratuita”, completou.

Regras
Pelo projeto aprovado, as informações divulgadas no SBIC deverão ser detalhadas, identificando os centros de pesquisa, os pesquisadores e colaboradores envolvidos, as pesquisas em andamento, os gastos e os resultados alcançados. O custo de implantação do sistema correrá por conta do Ministério de Ciência e Tecnologia.

O texto estabelece ainda que o termo de adesão das universidades privadas ao Programa Universidade para Todos (ProUni) deverá ter cláusula de compromisso de transferência de dados da produção científica para o SBIC.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Comissão aprova projeto da Lei Marília Mendonça, com regras para sinalização de torres de transmissão de energia

Comissão aprova projeto da Lei Marília Mendonça, com regras para sinalização de torres de transmissão de energia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados O relator, deputado Arnaldo Jardim A

Próximo
Casa Verde e Amarela: Conselho do FGTS mantém redução de juros até 30 de junho

Casa Verde e Amarela: Conselho do FGTS mantém redução de juros até 30 de junho

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) aprovou, em

Veja também