A partir do uso de IA e machine learning, a fintech ajuda o segmento a vender mais, além de preservar a indústria da inadimplência do varejo
O segmento da indústria é o que representa a maior parte do PIB nacional, mais de 26%. Para continuar crescendo e se desenvolvendo com foco em manter a posição do Brasil como quarto maior produtor industrial do planeta, o mercado precisa contar com tecnologias que ajudem as empresas a vender mais. E é aqui que se encaixa a Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores para pequenos e médios varejistas. Ao conceder mais prazo e limite para que os varejistas abasteçam seus estoques sem comprometer o fluxo de caixa, o impacto direto é também na indústria, que consegue capilarizar os negócios e ainda se proteger da inadimplência.
“Nossa plataforma nos permite grande assertividade na concessão e manutenção dos limites ofertados. Integramos nosso sistema ao das indústrias, sem alterar em nada o processo de vendas existente”, explica Francisco Pereira, CEO da Trademaster. E esse mercado é um mar de oportunidades. Segundo dados do Portal Indústria, do CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2023, a indústria respondeu por 66,6% das exportações brasileiras de bens e serviços.
Além de assumir 100% dos riscos, a Trademaster oferece recebimento antecipado das operações de crédito com análises mais inteligentes, ao mesmo tempo em que melhoram os KPIs financeiros, reduzindo o DSO, pagando de forma antecipada e eliminando o risco de inadimplência, tudo isso aliado a uma ferramenta de alavancagem de vendas, garantindo o repasse sem qualquer regresso e incidência de IOF.
Por outro lado, concede também um limite de crédito pré-aprovado para cada cliente, acessado online via API, fazendo com que a força de vendas já tenha todas as informações necessárias quando está em campo, o que agiliza o processo. Como também, oferece limite de crédito ampliado, que em média são 40% maiores do que o histórico de compras dos clientes, com a possibilidade de aumentar em até 100% em relação a esse histórico.
“Desenvolvemos inteligência de crédito a partir do uso intensivo de inteligência artificial (IA) e machine learning, criando modelos proprietários que nos permitem assumir 100% do risco das operações. Com isso, possibilitamos que as indústrias e distribuidores foquem nos clientes, os pequenos e médios empresários, e em suas chances reais de ganho com o aumento de vendas, a partir da expansão dos limites e prazos de pagamento”, afirma o executivo.
Hoje, a Trademaster conta com mais de 130 indústrias e distribuidores conveniados e 1,5 milhão de varejistas cadastrados.
O modelo proprietário dos serviços financeiros oferecidos pela Trademaster tem sido reconhecido no mercado e projeta crescer 40% em 2024, após ter alcançado a marca de R$ 25 bilhões transacionados em diversos setores como o de bens de consumo, construção, alimentação e bebidas, em todo o território nacional, além de ter alcançado o número de 270 mil operações mensais e R$ 18 bilhões em limites aprovados.