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Como as insurtechs estão atualizando o setor de seguros no Brasil?

Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail / Foto: Divulgação
Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail / Foto: Divulgação

Confira artigo de Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail, insurtech especializada em soluções de IA e análise de dados para seguradoras

As insurtechs são modelos de startups responsáveis por conectar seguradoras e consumidores por meio de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), análise de dados e blockchain. Segundo dados mais recentes, o Brasil é o principal país da América Latina em número de empresas deste segmento, correspondendo a 57,2% do total.

 Esse formato de operação digital possibilita avanços e maior acessibilidade no setor de seguros. Ao adotar ferramentas online, as empresas ganham agilidade e segurança, abrindo mão de  ações burocráticas e simplificando processos, proporcionando maior eficiência e praticidade no uso de produtos de seguros. Os próprios usuários, por exemplo, podem realizar a contratação, alteração ou cancelamento de seus pacotes de seguro, tornando a experiência mais rápida e prática.

Em uma era de avanços tecnológicos constantes, as seguradoras buscam melhorias com empresas de tecnologia que possam atuar com inovação e assim aprimorar os serviços oferecidos aos usuários. As insurtechs trazem o conhecimento moderno que torna possível que as seguradoras implementem esses sistemas para aperfeiçoar a avaliação de riscos, processos de subscrição, gestão de sinistros e experiências dos clientes. A seguir, elenco alguns dos principais tipo de abordagens trabalhadas:

  • Simplificação no processo de avaliação de riscos: a subscrição, uma das principais funções das seguradoras, que consiste na avaliação do perfil de risco de um indivíduo ou organização para a elaboração de uma cobertura de apólice adequada, foi renovada com a utilização de IA e análise de dados. A partir disso as seguradoras conseguem ter um controle mais consolidado sobre os dados históricos de sinistros, pontuações de crédito e perfil comportamental, permitindo a criação pacote de risco proveitoso e a definição do preço de forma mais eficiente.
  • Agilidade e a eficiência da liquidação de sinistros: a implementação do gerenciamento de sinistros sem o uso de papel, possibilita aos segurados a realizarem um registro online, reduzindo o tempo de resposta do setor. Com uso de tecnologia, empresas conseguem diminuir o tempo médio para a autorização de aprovações de apólices, que antes eram de dias para apenas algumas horas. Se espera que essa forma totalmente online, apoiada por análises comportamentais preditivas e verificação de identidade digital, seja importante para reduzir reclamações fraudulentas.
  • Gestão de riscos aprimorada: a tecnologia usada pelas insurtechs permite que empresas coletem dados em tempo real para avaliar riscos com mais precisão. Por exemplo, no seguro de carros, os dispositivos de rastreamento monitoram o comportamento do condutor, permitindo apólices baseadas no uso e ainda incentivam práticas seguras. Além disso, há seguros agrícolas que usam sensoriamento remoto e dados de satélite para proteger agricultores em todas as etapas do trabalho de cultivo no campo.
  • Novas oportunidades na economia: a tecnologia também alavancou as oportunidades de emprego no setor, oferecendo novas opções de carreira e aumentando o crescimento do ecossistema de startups. As seguradoras estão cada vez mais direcionadas a contratar profissionais qualificados em áreas como análise de dados, inteligência artificial, segurança cibernética e marketing digital. O objetivo é desenvolver e aplicar soluções digitais que simplifiquem as operações e aumentem a eficiência.
  • Experiência personalizada ao cliente: com consulta a grandes bancos de dados, que incluem perfis de clientes, padrões de comportamento e históricos de sinistros, as seguradoras podem identificar padrões e tendências.. Essa análise possibilita a realização de avaliações de risco precisas e a criação de soluções de seguros personalizadas. Além disso, ao aproveitar a análise de dados, as seguradoras podem detectar atividades fraudulentas, acelerar a liquidação de sinistros e aumentar a  satisfação do cliente, oferecendo serviços mais ágeis e precisos.
  • Inovações de atendimento ao cliente: os chatbots e assistentes virtuais criadas com tecnologia de IA desempenham um papel importante no atendimento ao cliente, oferecendo suporte imediato para atendimento e prestando assistência em caso de reclamações ou dúvidas. Essas opções de atendimento também são capazes de responder a perguntas frequentes e garantem o funcionamento do atendimento de suporte 24 horas por dia.

Nesse sentido, o mercado de seguros está em plena transformação devido à contribuição das insurtechs, que estão impulsionando uma mudança para uma atuação mais tecnológica e centrada no cliente. Essas empresas facilitam parcerias entre seguradoras convencionais e startups, transformando o panorama dos seguros para fornecer uma experiência mais personalizada aos clientes finais.

Assim, a mudança no setor é impulsionada pela tecnologia, que possibilita as  seguradoras aprimorarem suas estratégias de gestão de risco e a explorar novas oportunidades de negócios. O principal beneficiado é o cliente, cuja experiência será redefinida e aprimorada.

Esse novo formato de atuação faz com que as seguradoras a possam automatizar processos, melhorar a análise de dados, identificar e resolver problemas internos, garantir o fluxo contínuo de informações dos segurados e fortalecer a gestão estratégica de dados por meio de tecnologias como dashboards e inteligência artificial. O resultado é uma maior eficiência, custos reduzidos para o consumidor e um melhor resultado financeiro para as seguradoras.

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