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Como contratar os melhores talentos para sua empresa?

Carla Martins, vice-presidente do SERAC / Foto: Divulgação
Carla Martins, vice-presidente do SERAC / Foto: Divulgação

Vice presidente do SERAC dá sugestões para quem quer acertar na formação da equipe

Se uma empresa é formada por pessoas, é fundamental que a equipe esteja alinhada e de acordo com os objetivos do negócio. Para que isso aconteça, tudo começa na contratação, que precisa ser certeira ao reconhecer e trazer os talentos necessários.

De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, a contratação é parte essencial de qualquer negócio, já que ajudar a formar uma equipe que realmente vestirá a camisa e ajudará o empreendimento a ir para frente. “Para contratar bem, a primeira sugestão é inovar. A gente procura inovar em todos os processos. Para isso, faça perguntas que agreguem para realmente conhecer a pessoa e avaliar se ela traria algo positivo ao negócio”, explica.

Um ponto fundamental, segundo Carla, é avaliar se o candidato está realmente motivado para trabalhar na empresa. “Para isso, é importante saber se a pessoa fez a lição de casa. Ou seja, se ela foi no site, viu as redes sociais e sabe bem o que a empresa faz”, orienta.

Além disso, um aspecto importante é avaliar se o candidato se vestiu de acordo com o ambiente da empresa. “Se a empresa presta um serviço formal, a pessoa tem que estar vestida formalmente. É assim que se vê que o candidato já está conectado com a empresa”, diz.

Para saber se um potencial talento realmente será assertivo ao ser contratado, uma técnica indicada pela executiva é observar se o candidato responde de forma direta e clara o que lhe foi perguntado. “Até dois minutos é suficiente para que qualquer assunto seja respondido. É importante que a pessoa entenda bem o que foi perguntado e responda de forma direta, sem divagações”, diz.

Outro ponto de observação, segundo a vice-presidente do SERAC, é avaliar o cuidado do candidato com as palavras. “Como a pessoa responde quando você pergunta algo da vida dela? Ela abre o coração, conta uma história inteira e faz fofocas da família ou é mais reservada, fala a verdade, mas com cuidado com as palavras?”.

Segundo Carla, isso é importante para avaliar como seria o possível comportamento do candidato quando passasse a atender clientes, por exemplo. “Alguém que tem cuidado com as palavras na entrevista provavelmente também teria cuidado ao falar com um cliente ou com um colega”, orienta. Ela ressalta que as relações interpessoais contam muito no ambiente de trabalho. “Se em uma entrevista a pessoa conta muitas coisas e faz fofocas, quando ela se torna funcionária pode criar um ambiente desfavorável”, diz.

Sobre Carla Martins:

É vice-presidente do SERAC, especialista em pessoas e processos, comandando a alta liderança da organização de quase 300 colaboradores. Acredita que a liderança estratégica é a grande propulsora do crescimento das organizações e por isso é mentora e palestrante de gestão de times de alta performance e criadora do Método 4RS de RH. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós-graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins

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